23 janeiro 2008

O que te imaginas a fazer daqui a 3 anos?

Um dia destes perguntaram-me "O que te imaginas a fazer daqui a 3 anos?".
Ao ouvir estas palavras pensei, pensei... mas na realidade não sei o que gostaria de estar a fazer a nível profissional.
Na carreira profissional de informático normalmente passa-se uns anos como "técnico" e só depois passa-se para "gestor". Esta passagem, dependendo da capacidade e do gosto da pessoa, pode demorar mais ou menos tempo e existem até extremos que nunca passam para a área da gestão.

Mas eu não sei onde quero estar daqui a 3 anos, estou numa fase em que parece que estou a ficar farto do que estou a fazer e apetece-me mudar.
Mudar de trabalho mas continuar a programar? Não sei... estou a sentir-me farto de programar e não sei se mudando de ares a vontade de voltar a programar muda...
Tentar mudar para a área da gestão? Acho que sim mas não tenho essa possibilidade, não tenho know-how e sinceramente não invejo o trabalho do meu gestor de projecto...

No sitio onde estou sinto por parte da empresa empenho em motivar as pessoas mas mesmo assim parece que estou em "pause"...

Mas para evoluir preciso de apostar na formação. Mas se estou a pensar em evoluir para gestão de projectos faz sentido apostar em formação técnica ou devo seguir já para a formação de gestão? Segundo a pessoa que me fez esta pergunta, se queres gestão de projectos não faz sentido tirares mais formação técnica.

Mais uma vez estou naquele dilema da dificuldade de decidir. Acho que vou fazer o que costumo fazer, esperar até ter a certeza do que quero. O problema é que normalmente quando faço isso a vida decide por mim...

2 comentários:

Barbosa disse...

Não imagines, concretiza. Se não queres que a vida decida por ti, mexe-te ;) Se esperas até ter a certeza vais ter a certeza quando estiveres saturado de esperar.

Clairvoyant disse...

Estou a apanhar este assunto pelas pontas, mas já que tenho a liberdade de colocar um comentário vou meter a minha colherada.

À uns anos um amigo meu estava num dilema acerca do que fazer com o seu percurso. Concluído o bacharelato e tendo ofertas de trabalho na mão, não sabia se haveria de avançar para a licenciatura ou se devia ir trabalhar. O meu conselho foi o seguinte: "Parece-me que deverias aceitar a oferta de trabalho. A faculdade vai lá continuar se um dia quiseres voltar a estudar. Aproveita para conseguires experiência profissional, porque é a grande lacuna da maior parte dos licenciados, e que lhes dá pouca credibilidade no mercado."

Ele aceitou a oferta. Dedicou-se de corpo e alma, ganhando uma miséria para um engenheiro, trabalhando muitas vezes das 9h00 às 02h00, aturando muitas injustiças e engolindo por vezes vários sapos por dia. Não serve de bitola para ninguém, cada caso é um caso, mas ele afirmou-se na empresa e hoje é o braço direito dos patrões e dominando a área com relativa facilidade. Aprendeu muito e conquistou o seu espaço.

Tempos depois disse-me que só começou a levar as coisas mesmo a sério quando entrou para a empresa, e que se no curso tivesse trabalhado tanto como alí, em vez de média de 14 teria terminado com média de 19.

Serve isto para dizer apenas o seguinte: Apesar das dificuldades, cada um constroi o percurso que quer, dependendo apenas da sua determinação.

Percebo a encruzilhada em que estás. É complicado ser determinado quando o caminho a seguir não está muito claro.

Poderás nem ter perfil para gestor. Se assim for, talvez se perca um bom programador para ganhar um mau gestor. Ou talvez ainda não te tenhas visto envolvido o suficiente na gestão dos projectos para saber se está alí o teu próximo desafio. Penso que nada como ter mais contacto com isso para tirar as dúvidas. Importante é ser feliz com o que se faz.

Se já tens formação, possívelmente o que te falta é mais calo na gestão. Não há melhor forja para produzir bons profissionais do que a práctica. Tem que se provar para saber. Afinal, como sabes se gostas ou não de um sabor de sorvete antes de o provares?

Desejo as maiores felicidades e uma rápida descoberta do caminho que queres seguir.