21 março 2007

Rottweiler - Uma boa noticia numa noticia muito triste


Hoje enquanto jantava vi no jornal da SIC uma noticia que me deixou triste mas um pouco contente ao mesmo tempo.
A noticia relatava um ataque de 4 rottweilers a uma senhora que lhes provocou a morte. Este tipo de ataques chocam-me pela morte de uma pessoa por um ataque canino e por os cães serem da mesma raça da minha...
Infelizmente tenho a consciência de que estes cães podem tornar-se perigosos mas tal como as pessoas tudo depende da forma como são educados. Claro que existem cães mais agressivos que outros mas com a educação certa penso que são facilmente controláveis. É por isso que acredito que deveria ser obrigatório os donos tirarem um qualquer certificado de obediência...

Voltando à noticia, por um lado fiquei um pouco satisfeito porque, ao contrário do que sempre tenho ouvido na comunicação social, o pivot não crucificou os cães nem a raça mas disse que grande parte das vezes a culpa é dos seus donos!!! Espera! Será que alguém lá para os lados de Carnaxide ganhou um pouco de juízo e foi ouvir alguém que conhece a raça!
Para terminarem a peça foi feita uma exposição objectiva sobre a lei sobre os cães perigosos e potencialmente perigosos, não concordo muito com ela mas é a que temos...

4 comentários:

Sunshine disse...

O cão, seja de que raça for... torna-se no tipo de cão que é educado para ser, tal e qual como uma criança.
O dono é que define se o cão torna-se num companheiro ou numa arma pelo que sou da opinião que o dono deverá ser responsabilizado por o comportamento do cão.
Existem paises que não tem dificuldade em responsabilizar o dono... Infelizmente Portugal ainda não é um deles.

Português ao volante disse...

Já sabia que isto ia vir cá ter...

Mas divertido, é a crónica de um tal de Alexandre Pais, director do Jornal Record, que pelos vistos deve perceber mais de bola do que de cães, que disse assim no Destak de 23-03-2007:

"Não vale a pena acusar os inimputáveis. Os cães rottweiller transportam no sangue o espírito assassino que faz deles os guardas temíveis que os seus donos utilizam para a protecção dos seus bens, como parece ser o caso. É um bom motivo, que resultados incontroláveis como o desenlace fatal de anteontem, transformam em perversão. "

Há? Catita! :) O tipo é poeta.

E, Sardinha, discordo do que disseste; fiquei atento à reportagem, e foi bem estúpida. Ninguém falou com o dono, e puseram-se logo a fazer o inventário de acidentes com rotweillers... tudo em 10 minutos a abrir os telejornais. Nem uma palavra sobre donos maus.

http://portuguesesaovolante.blogspot.com

Unknown disse...

Felizmente só ouvi a peça da SIC e achei o que acabei por escrever no post. Felizmente não ouvi a TVI nem li o destak!

Com discursos destes vou perceber que a minha cadela é tão perigosa que tem de ser abatida!!!!!!

O que mais me irrita é a forma como a comunicação social consegue fazer à sociedade ao dizer estas anormalidades...

E é claro que este assunto tinha de aqui vir! Ver aquela doçura lá em casa e depois ouvir estas barbaridades provoca-me uma indiganção e uma tristeza que não consigo descrever...

Português ao volante disse...

Pois é, mas graças à TVI, acho que te deves manter-te afastado do Campera com a Kalash, senão começam ainda chamam a Polícia de Intervenção para te prender, e fazes a capa do 24 horas!