28 março 2007

Rottweiler: Análise de um dono - Temperamento e comportamento

Neste segundo post vou-vos falar um pouco do temperamento e do comportamento da raça.
Não daquela que vem em toda a bibliografia (ver wikipédia) mas por aquilo que tenho visto em casa e no Clube Canino Amigos do Alão, clube canino onde treino a Kalash.

Os cães tal como as pessoas - espero que não fiquem ofendidos pela comparação mas não considero a raça humana assim tão diferente das outras - possuem diferentes personalidades e se considerar-mos a diversas raças como etnias humanas podemos perceber que a raça tem influência no seu comportamento mas dentro da raça existem animais mais ou menos agressivos. E tal como os humanos a educação tem um papel fundamental no comportamento do animal. No entanto, um cão vive numa alcateia e essa alcateia possui um território que tem de ser protegido e uma hierarquia onde o animal está inserido. Para o cão, a alcateia são todos os habitantes da casa e para que não tenhamos problemas entre o cão e os diversos membros da familia é necessário que o cão saiba que está na base da hierarquia e que não pense que poderá ter hipótese de subir na mesma. A forma de ele tentar subir é confrontar o dono, se o dono mostrar fraqueza, dificilmente irá conseguir fazer alguma coisa do cão porque ele só irá fazer o que quer.
Mas como fazer frente a um cão destes? O truque é não deixar que o cão possa ter hipótese de ganhar um confronto ou que simplesmente não tenha vontade de o fazer e a violência só deve ser utilizada em casos muito críticos.
Para o conseguir-mos basta habituar o cão a cumprir ordens e a gostar de o fazer, o treino é isso mesmo. Todavia, nem tudo são rosas para educar bem um cão destes é necessário que o dono tenha o tempo e capacidade de ser um bom dono que recompensa quando o cão faz algo de bem e repreende quando o cão faz algo de mal. Mas que seja um dono justo e que as suas regras sejam sempre as mesmas. Para um cão, não podemos recompensar o cão à segunda e repreende-lo à terça pela mesma acção.
Outra coisa que se deve fazer é criar regras que o cão não pode fazer mas que a restante alcateia pode. Neste aspecto deixar o cão dormir na cama dos donos, comer o mesmo e ao mesmo tempo dos donos, sentar-se no mesmo local, etc. São tudo pequenas coisas que dão a percepção ao cão que está ao mesmo nível dos donos e isso deve ser evitado.
O comportamento agressivo para com o desconhecido é uma reacção instintiva que o animal possui. Para inibir este comportamento é necessário que o cão seja repreendido quando o faz, recompensado quando não o faz e habituar o cão a todo o tipo de experiências para que ele se habitue a lidar bem com o desconhecido. E o truque é andar com o cão para todo o lado e quanto mais cedo isso começar melhor, lembro-me muito bem de andar com uma cachorrinha com 2 meses ao colo no campera cheio de gente...

Para mim, e pelo que tenho visto, o mais importante é que o dono consiga impor-se ao cão. É por isso que não é aconselhável a alguém que não tenha experiência a ter um cão deste tipo.

Parece muita coisa mas com algumas regras básicas, muitos mimos e brincadeiras um Rottweiler é um companheiro para toda a vida. A minha para mim é...

7 comentários:

Sunshine disse...

Dito por quem sabe! :)
Parabéns pelo texto.

Unknown disse...

Não me considero uma pessoa que sabe assim tanto sobre esta raça... Se calhar tive apenas sorte na cadela...

Sunshine disse...

E ela sorte com o dono...

Unknown disse...

Perguntaram-me noutro post o porquê de um cão não poder dormir na cama do dono ou comer ao mesmo tempo a mesma comida dos seus donos.

Numa alcateia a sua estrutura hierárquica está muito bem definida e os cão estão "programados" para reconhecer e respeitar esta hierarquia.
Enquanto cachorros eles habituam-se a ver os humanos como lideres da matilha mas sempre que deixamos fazer coisas tão simples como deixa-lo dormir no mesmo local, sentar no mesmo sitio, comer a mesma comida ao mesmo tempo ou primeiro estão a dar sinais ao cachorro que o líder é "fraco".
Quando o líder é fraco irá ser destronado por outro mais forte e será este a ditar as regras.
Com gestos muito simples continuamos a dizer ao cão quem é o líder da matilha e que não admite que ninguém tente ocupar esse lugar.
Se um cão (principalmente um Rott) se sentir alguém inferior irá respeitar o Alpha, se ele se sentir o alpha no dia em que o dono quiser fazer algo que o cão não quer irá ter uma experiência desagradável. Se ter uma briga com um cão de 10kg pode ser desagradável, lutar com um cão com 60Kg de peso não é certamente uma tarefa para qualquer pessoa...

Anónimo disse...

Tenho um Rott lindo. Ele tem 4 meses. Quando ele tenta nos morder, acho q por ser filhote e acha q está brincando, eu sempre o imobilizo de modo q ele fique deitado e ele só sai da posição quando eu autorizo. Ele me segue para todo o lugar que ando. Em minha casa residem 3 pessoas contando comigo, será q o cachorrinho está me reconhecendo como líder? E quando estamos todos fazendo qualquer refeição, ele late vorazmente como se estivesse ordenando q lhe demos algum pedaço. Quero muito adestrá-lo, mas não conheço local algum em minha cidade q me ajude nisso. Quando vi os materiais utilizados para adestramento na internet, fiquei horrorizada, porque são coisas que podem machucar meu cãozinho, como "enforcador, coleira com espinhos para dentro e para fora, etc". Sinceramente, eu me sentiria infeliz de submetê-lo a esse tipo de tratamento.

Abraços e parabéns pelo texto!

Anónimo disse...

* correção: "ordenando para lhe darmos alguma comida"

Unknown disse...

Bom dia Anónimo,

Aquilo que faz ao cachorro quando ele morde a brincar é muito importante. Esse gesto deve ser feito por todos aí em casa.
Em relação à educação existe imensa bibliografia que pode ler.
Em relação ao cão ladrar enquanto comem, ele está basicamente a pedir comida. Aconselho-o a deixar de lhe dar comida durante a refeição e ralhar com ele sempre que ele ladre.
Em relação a trelas, eu usei a estranguladora e o halti. São coleiras que bem usadas ensinam o cão que não pode puxar. Mas o dono tem de ter algum cuidado para não magoar o cão.
Mas mais importante que tudo, sociabilize o seu cão a tudo, adultos, crianças, conhecidos, estranhos, cães, gatos, galinhas, tudo. Se o cão se habituar a qualquer tipo de experiência não se vai assustar (correndo o risco de se tornar agressivo).
Por ultimo, procure na net por Cesar Millan.

comprimentos