28 março 2007

Rottweiler: Análise de um dono - O perfil
















Com toda esta polémica da morte da senhora por 4 rottweilers e pela autêntica "difamação" em relação à raça comecei a fazer uma análise o mais objectiva possível de alguém que vive diariamente com uma cadela e com os olhares das outras pessoas que olham para a minha cadela como uma arma mortifera e incontrolável...

Neste primeiro post vou apresentar-vos o meu perfil que, como irão perceber, irá sair do estereotipo que os meios de comunicação social indicam mas que provavelmente é mais comum do que imaginam.

Eu sou um homem de 28 anos que sempre gostou de cães mas como morava num apartamento nunca tive a oportunidade de criar um cão (os pais não deixavam), ou seja, experiência a cuidar de cães era zero...
Licenciado, responsável e com a vida estabilizada, sou uma pessoa que se revolta a ver um cão a ser maltratado quanto mais ser utilizado nas lutas de cães. E sempre adorei ver cães bem educados...

Casei e fui viver para uma casa com condições para ter um amigo de 4 patas. Após a decisão, veio a escolha da raça (ou tipo de cão) entre labradores e pastores alemães, uma amiga ofereceu-me uma rottweiler com 6 semanas...

Se eu já tinha o intuito de ensinar o cão depois de saber que ia receber uma Rott, também eu pensava que se tratava de um cão perigoso, comprometi-me a mim mesmo que esta cadela iria ser uma cadela bem educada e dócil. Algo que não fazia a mínima ideia de como o fazer. (depois disso foi devorar bibliografia sobre a raça e como se deve de educar um cão).

O que queria para a kalash é que ela fosse o mais meiga possível e um excelente cão de companhia. Adicionalmente que cumprisse aqueles comandos engraçados que via em outros cães que admirava imenso. ;)

Se calhar o leitor pode pensar que eu sou uma excepção, eu digo-lhe que devo estar mais perto de ser a regra do que da excepção relativamente àquilo que queria para a minha cadela. Provavelmente o que tenho de algo especial foi o facto de ter investido da educação dela, algo que todos os donos deviam fazer e poucos o fazem...

7 comentários:

Sunshine disse...

Um cão é como qualquer outro ser... torna-se naquilo que foi criado para ser.
A Kalash não só é uma cadela obediente como é carinhosa e sem dúvida uma das cadelas mais companheiras que já tive o prazer de conhecer...
Ela é assim porque tu lhe educastes para ser assim.

Unknown disse...

É exactamente que eu quero mostrar com estes posts (não percam os proximos!)

Estes posts é uma pequena contribuição para que as pessoas possam mudar um pouco a maneira de verem esta linda raça...

Português ao volante disse...

Mentira! Infâmia! Cuidado que eu conheço o autor deste blogue!

Este moço tem três caçadeiras no armário, já tem queixas na polícia dos vizinhos, já atropelou um deles e conta-se que já pôs a coxear o carteiro com um tiro certeiro. O cão é uma verdadeira arma terrorista, e ele diverte-se a assustar crianças no Campera no Domingo à tarde.

Anonimatos da web são tão fixes :)

Marco disse...

É verdade. Eu próprio confesso ter já sido vítima da referida cadela, que não descansou enquanto não me conseguiu fazer brincar com ela... A baba nas mãos e nas calças é ainda hoje, para mim um trauma profundo...
;)

Anónimo disse...

Eu tambem tenho uma rottweiler....eu amo ela muito e ela é muito dócil....não gosta muito de obedecer rsrsrs mas é muito mansinha...é uma pena que eu não tenho dinheiro para mandar treinar ela.Eu até comprei um livro de treinamento mas como eu e meu marido trabalhamos o dia todo não temos o tempo certo para dedicar a este tipo de ensinamento. Sempre passeio com ela quando volto do serviço mas não sou muito paciente para ensinar...assim q eu conseguir vou mandar treinar ela.Meu marido acha q ela é muito mansa mas é assim que eu quero ela, um cão de companhia não um cão assassino....parabens por vc conseguir ter um cão tão bom assim tambem....

Unknown disse...

Cara anónima,

Obrigado mas é certo que tive algum tempo de treino mas penso que o meu "sucesso" deve-se em grande parte ao temperamento da kalash.

Anónimo disse...

agora fiquei na duvida em adotar um
filhote .