18 setembro 2006

O preconceito sobre a raça Rotweiller


Ontem tive mais uma cena absolutamente estúpida por causa da minha cadela...

Estava a pessear com ela decidi começar a treinar um pouco e tirei-lhe a trela. Note-se que em treino a cadela praticamente não sai da minha perna...

Passa alguém a correr e ela nem reage momentos mais tarde mando-a ficar parada e sigo. A pessoa que tinha passado momentos antes ao ve-la quieta parou, eu disse-lhe que ele podia passar e ele lá passou a correr. Até aqui eu compreendo, a cadela é grande e pode meter respeito (a quem não a conhece) mas a conversa seguinte é que fez confusão...

Aquela besta, acho que só lhe posso chamar isso, depois de passar pela cadela e ela nem se mexeu disse-me esteve prestes a chamar a policia porque estava a andar com um cão solto cão altamente perigoso...

Esta expressão é tão estúpida! não por achar que eu deva ou não andar com a cadela solta mas pelo facto de ter acabado de passar pelo cão a correr sem que a cadela se mexa e ainda dizer para eu olhar para cão perigoso que tenho...

Se é Rotweiller logo cão altamente perigoso que come criancinhas ao pequeno almoço...

Se no lugar dela estivesse um pastor alemão será que ele reagia da mesma forma?

É tão triste este preconceito! Todavia orgulho-me de ter uma cadela capaz de mudar o preconceito das pessoas...

44 comentários:

Tânia disse...

O meu que não é considerado um cão perigoso...deve de ser mais agressivo para as pessoas que a tua... lol

É tudo uma questão de tamanho e raça!!! lol

Anónimo disse...

Tenho um cão da raça rotweiller, ele tem uma ano e três meses, atende pro nome de "Aquiles", La em casa gostamos muito de um churrasquinho, tomar uma cervejinha, e entra muitas pessoas diferentes, amigos, amigos dos amigos, e meu cachorro depois que as pessoas estão do portão pra dentro é totalmente docil, age naturalmente, brinca com todo mundo sem problema algum. Mas a partir do momento que alguem se encontra do portão pra fora, ele demostra seu comportamento de guarda, não permitindo que quem esta de fora se aproxime.
As pessoas são tão sem informação, que por aquela atitude que seu cão demostra, de evitar que alguem entre na sua casa sem sua permissão, ja taxam ele de violento e perigoso, é incrivel a mentalidade fraca dessas pessoas.
Elas se esquecem de se trata de um animal, um animal domesticado pela humanidade a muitos anos atraz, e que como todo animal, temos que respeitar seus limites, ele ja tem aquele instito de guardar, vijiar, apresenta ciumes para com o dono, pra quem não sabe, é uma das raças mais obedientes(rotweiller), obedece muito a comando de voz, como voces podem notar, a policia utiliza muito essa raça por ser muito iteligente e obediente.
Então quem tiver acesso a estes depoimentos, o meu e de muitos colegas criadores dessa raça, revejam seus conceitos, e aprendam a respeitar, dou um conselho melhor ainda, adquiram um cão da raça rotweiller e vejam voces mesmos, ou pelo menos antes de falar alguma coisa procurem se informar!

Um abraço a todos os colegas criadores da raça!!!
Coyote

Anónimo disse...

Tenho um rotweiller de 8 meses já tive outros que foram mortos por envenenamento, pura crueldade, meu cão é extrememente amoroso, amigo, companheiro, chora quando saio (comentários dos vizinhos) que ficam impressionados quando descobrem o tamanho do chorão, qualquer cão que não tiver carinho, for criado sendo espancado pelos donos (me entristece, mas ainda é muito comum)vai se tornar agressivo mas a diferença é que um rot tem porte e força e uma mandibula muito forte diferente do pincher, então não torne seu rotweiller um perigo!

Anónimo disse...

tenho uma rotweiller com dois anos muito meiga dou a quem estimar. motivo mudança de casa... patricia_jose2003@yahoo.com

Unknown disse...

Sou adestradora de cães, vivo no Brasil, aqui existem rotweilers de tudo quanto é jeito, mansos, dóceis, assassinos. O brasileiro não tem muita tradição em criação de cães. Vão cruzando aleatóriamente as matrizes, sem levar em consideração o temperamento do cão, aliás, os brasileiros adoram cães bravos.....
Uma das cadelas mais obedientes que eu já adestrei , era uma rotweiller, por outro lado o único cão que tentou me matar, também era um rotweiller.
Tudo depende da educação, do trato e da linhagem.
Também já conhecí alguns pastores alemães completamente loucos.
Isso pode ocorrer em qualquer raça!

Anónimo disse...

Eu uma rotweiller e estou triste por a imprensa assustar tanto as pessoas com esta raça.Não dá para perceber,quer a minha quer os rotweiller dos meus dos meus amigos são tão meigos.A pouco tempo estava eu num café e estava um rotweiller solto a cerca de uns 500 metros a brincar com um para-choques de um carro junto dos donos,já havia lá um artista a dizer que ia buscar a pistola a casa para o abater,que gente tão parva e agora deixo uma pergunta:será que o povo já se esqueceu dos doberman?Porque é que não é raça perigosa se são mais agressivos que os rot na minha opinião.

Unknown disse...

eu ja tive um rotweiler tive que da por ser dessa raça achei uma injustiça pois ele era muito dociu

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anasvicente disse...

Olá, hoje é um dia muito triste...tive que abater a minha Vilka(Rotweiler), apanhou um tumor numa pata e estava num sofrimento horrivel...foi o melhor para ela:( Gostaria de saber de alguem que fizesse criação desta raça para poder adquirir outra.

Denise disse...

Tenho uma Rot de 7 meses que e um amor...... essas pessoas deveriam ter mais medos das pessoas que a cercam e nao dos animais domesticados com amor e carinho!!!!
a minha se chama Hanna e parece estar com uma anemia muito forte, sofro com ela e so quem tem um animal desses pode saber o que e um amor verdadeiro.......

Anónimo disse...

Quem cria cães de grande porte tem por obrigação usar focinheiras e correntes quando sair na rua. As pessoas não são obrigadas a desviar suas rotas ou não devem sentir medo ao sair para fazer uma caminhada. Pode ser que um ou outro possua um Rotweiller manso mas muitos possuem rotweiller perigosos e um ataque dessa raça deixa sequêlas irreparaveis ou pode matar alguém. Por isso o criador que fez o comentário acima deveria ter consciência disso e deixar de ser besta. Pode ser que o cão não atacou quando o pedreste passou a primeira vez mas quem garante que não atacará da segunda? Temos o direito de ir e vir em segurança e tranqüilos sem preocuparmos com cachorros na rua. Dessa forma, se alguém deseja criar cachorros de porte grande e com história de ataques deve por obrigação usar focinheira e trazê-lo preso a coleira, independentemente de ser um cão adestrado ou não. Mas alguns imbecis entendem de outra forma, é lamentável.

Unknown disse...

Caro anónimo, lamento ler as suas palavras não pela "teoria" mas pela descriminação. Se reparar, este post foi escrito à mais de um ano e neste momento não o faço, não pela perigosidade dela mas devido ao risco de ser multado...

Compreendo e estou de acordo que as pessoas não sejam obrigadas a ter medo de andar na rua por verem um cão de grande porte a passear sem o açaime. O que não compreendo é que todos os outros cães que não são potencialmente perigosos (e muitos deles maiores e/ou mais perigosos)podem andar à solta na rua e ninguém faz nada e se vêm um rott sem açaime afiam logo o dente a ao livro das multas...

Da mesma forma que um labrador ou outra raça qualquer pode ser perigosa um Rottweiler também pode ser calmo, meigo e sociável. Só tenho pena que esta distinção seja feita pela raça e não pela educação dos cães. Ia adorar que assim fosse...

Anónimo disse...

tenho uma rottweiler de 4 anos, que por sinal é muito dócil,não me lembro nesse tempo todo ter tido algum problema com vizinhança ou reclamações com minha cadela,porém quando as olham por ter a raça q tem, já imaginam mil e uma coisas á respeito...mas ela é obidiente e muito calma, talvez eu não tenha a criado para ser um monstro...pensar, quem tem cérebro pensa...

Anónimo disse...

Para que serve o seguro para um rotweiller? Supostamente para segurar possiveis danos patrimoniais e nao patrimoniais!! Verdade é que o seguro nao paga se o cao nao andar açaimado e se andar o maximo que conseguirá é arranhar como os gatos.... é que o legislador so fez metade. ora bem assistimos aqui a uma grande transformaçao! Portanto, aos que ficam mais descansados por o cao potencialmente perigoso ter um seguro, fica esta modesta opiniao, "nao fiquem!!!" so as seguradoras estao a ganhar e perigosos sao os donos nao os caes

Anónimo disse...

Eu tenho um casal de rotts altamente dóceis, a Akila e o meu anjinho Astor, digo anjinho pq ele é meu fiel companheiro, vive me protejendo entende tudo que a gente fala, tem um comportamento de gente mesmo...acho um verdadeiro absurdo as pessoas falarem daquilo q não conhecem, porque só quem conhece a raça é capaz de saber o amor e dedicação que eles tem ao ser humano, mas tudo o que a imprensa divulga sobre a raça deveria julgar e entrevistar os donos de cães ferozes e ver que é verdadeiramente o animal da história, o cão é o espelho de seu dono isso sim!!!

Anónimo disse...

eu tenho o aquiles ele é uma mistura de rot com fila ao contrario do que algumas pessoas pensam ele é de um exelente temperamento,impõe muito respeito com seu enorme tamanho e pelagem identica a de um rot puro,em casa pessoas não entram de jeito nenhum na rua apresenta se dócil com outras pessoas só não convive bem com outros cachorros.

Unknown disse...

Sei bem o que é isso. Qdo eu e minha irmã pegamos a Hanna (uma rot liiinda com 60 dias) meu pai foi chamado de louco por deixar. Afinal estava colocando para dentro de casa um cachorro assassino! Mas aqui em casa acreditamos em criação. Se vc espancar seja lah qual for a raça, o animal se torna agressivo. Tivemos um pastor alemao q viveu coma gte 11 anos e parecia uma criança de tão bonzinho q ela era. Mas se chegasse alguem no portão dai sim ela mostrava qm mandava. Sei q com a Hanna não vai ser diferente pois é criada com muito amor, carinho e principalmente respeito. É muito esperta e já aprendeu mtas coisinhas q nós mesmos ensinamos. e sei tb q ela vai ser a prova que rotweiller não é agressivo só para fechar bem bonito a boca de quem falou!!

Anónimo disse...

Tenho um rot de 7 meses, o Thor, é meigo, super dócil, brinca com meus filhos que são pequenos e os protege como ninguém. Passeia na rua tranquilamente e nunca mordeu ou se mostrou agressivo, pois é criado com respeito e carinho. Acho lamentável quem julga sem ter conhecimento, cães agressivos podem ser de qualquer raça e não necessariamente o rot. Mau educado é o dono que não educa e aquele que julga sem ter conhecimento.

Unknown disse...

Tenho um casal do rotweillers, o Thor, com dois anos, e a Dára, com 4 anos. Ambos são extremamente dóceis e carinhosos, adoram me fazer companhia e sao meus preciosos. Sobre o preconceito, também sofro várias agressões na rua de pessoas no mínimo desinformadas e isso me irrita profundamente. Saio para caminhar todo o dia com o Thor - que é extremamente manso e obedientee - e, geralmente, no meio do caminho acabo tirando a fucinheira, pois ele fica cansado e vejo que aquilo o encomoda demais. Aí as pessoas se acham no direito de me chingar e falar desaforos aos 4 ventos; apenas uma minoria se mostra simpatizante à raça e as vezes até fazem carinho nele. Depois de pensar um pouco, decidi não mais maltratar meu cachorro que é tão dócil para satisfazer um capricho de gente preconceituosa. Meu rot nunca fez mal a niguém e tenho certeza que nunca o fará. Por isso, nem esquento mais, podem reclamar à vontade. Sinceramente acho que é mais fácil eu morder alguém! meus cães não oferecem perigo algum!

yago lyon disse...

não te preocupas rapaz.e por causa de gente assim que o mundo está cada vez pior.ele que deve ser preso ou levar multa por tanta discriminação.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A ignorancia e inimiga do bom senso! Tenho um rot com 72 dias, porem, antes de adquiri-lo fiz uma pesquisa minuciosa sobre a raca e etc.
Sou um cinofilo, antes do rot, ja possui outros 4 caes: labrador, pastor belga, fila e uma vira lata.
No pouco tempo de convivencia com o MIRKO (meu rot), ja pude ver que o mesmo nao apresenta transtorno algum, e que como supracitou uma amiga: tudo depende da criacao, e muitas vezes, agressivos sao os donos! Resumindo, para qualquer um que quiser julgar o comportamento de uma raca, devera antes, pesquisa-la e nao apenas falar de forma "empirica". E outra, a criacao e tudo, sendo que, buscamos o que procuramos, e se procuramos ver o lado negativo, veremos em tudo na vida.
Viva os rots que sao nossos verdadeiros amigos e protetores!
Abs.

Anónimo disse...

Minha rott só me dá alegria. Ela é uma excelente terapeuta. A questão é que alguns ignorantes desconhecem a raça e cirma mitos, além das notícias sensacionalistas, claro.... isso me deixa muito triste.

Unknown disse...

tenho um lindo o nome dele é "brutos" nao por ser um rotweillermas por ser todo atr´palhado nao olha por onde passa e sair derrubando tudo à sua frente.um tempo atraz fui processada por uma pessoa que mora no mesmo condominio que eu, por ter em meu poder um cão como ele.O processo nao foi adiante ainda bem.um tempo depois o proprio filho da dita senhora estava na minha casa a brincar com o meu filho de cavalinho eles sao amigos mas nem por isso ela deixa de me olhar torto. Gente vamos acabar com isso faz mal ao animal se realmente o ser humano é racional, o que lhe passa pela kbeça???

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

4 anos se passaram mas as situações continuam a ser as mesmas...

Com o tempo estas situações deixaram de me afectar tanto.

Acho que atingi o ponto de equilíbrio e faço o que quero com ela dentro do razoável. Sei quando posso passear com ela solta, com treta e com trela e com açaime :(

Este é o meu conselho a todos vós, de preconceitos está o mundo cheio, eduquem os vossos cães e tentem evitar conflitos por causa deles.

Em Portugal as leis são tão rígidas para esta raça que se alguém quiser fazer-vos mal provavelmente consegue...

Anónimo disse...

Senhores, os Rottweiller , Pitt bulls e outros são cães perigosos , atacam por instintos ou pelo comando do dono. É perigo constante, não tem jeito , até um pastor alemão é perigoso, mais não é uma arma tão potente quanto aos Rotts e Pits.
Simplesmente mais um perigo no dia a dia de nossa vida.Representam mais um cuidado que temos ao sairmos para estudar e trabalhar.Deveriam ser totalmente proibidos esses cães Rottweiler e Pit bull, exterminados.Não queira dizer que eu estou errado. Errados estão os senhores proprietários e criadores. Com certeza. Não discuta com quem entende do real perigo.Os Senhores simplesmente só gostam mais não sabem do perigo.Desconhecem totalmente.

Anónimo disse...

Caro Senhor anônimo. Eu tenho 2 Rotwaille e são bem querido . Esse preconceto de Rotwile é muito de vossa parte.uns preconceto é o senhor pensar em esterminio desse cão maravilhoso e grande e querido
Tenho 3 filho que gosta muito deles
o cassula brinque com ele o dia todo.

Anónimo disse...

Senhores, eu disse que são cães perigosos para as pessoas que saem
para trabalhar e para estudar entre
outras atividades diárias como fazer compras etc. Para os proprietários é claro que não. Pois como já disse anteriormente: eles obedecem os COMANDOS dos seus donos e também os INSTINTOS. Compreender é tão difícil para quem somente gosta. Tem que entender, saber, ter conhecimento. Recomendo que estudem e trabalhem mais.

Anónimo disse...

A verdade é que eu não quero ser vítima de ataques de Rottweillers, Pit bulls, Filas, Pastores ...Eu não quero ser mutilado, desfigurado, ficar aleijado para o resto da vida por causa de um capricho de vizinhos, pessoas afeminadas, putos da ciência, entre outras porcarias. Essa que é a verdade. Eu prefiro morrer que sair vivo de uma agressão de cães.Para que assas porcarias. Os donos desses cães são assassinos por natureza deveriam ser exterminados também junto com essas merdas de animais.Vão tomar no cu bando de filhas da putas de donos de cães perigosos.

Unknown disse...

Antes de mais obrigado pela sua opinião xenófoba, não só em relação a estes animais mas também contra os seus donos.
Como pode ver, este post tem mais de 4 anos, e durante todo este tempo nunca tive qualquer reacção agressiva para QUALQUER pessoa.
Não posso falar sobre os outros donos/cães (embora possa encontrar alguns exemplo nestes comentários) mas tendo a minha como exemplo eu vejo que os Rotts não são todos perigosos.
Numa coisa tem toda a razão, não tem de andar na rua com medo de ser vitima de um ataque e por isso, nós, donos de cães desta raça, teremos de ter o cuidado para que não entre em contacto com eles.
Da mesma forma que tem o direito a não se sentir incomodado com estes cães, as pessoas também têm o direito de ter cães desta raça se assim o entenderem.

Dada a educação do seu comentário, pensei em remove-lo, todavia optei por deixa-lo para que o mundo veja um exemplo da mentalidade ignorante e xenófoba que existe neste mundo fora.

Como dono do blog, tenho o direito de remover todos os comentário que considero inapropriados e irei fazê-lo caso continue com o tipo de linguagem do ultimo comentário.

Anónimo disse...

Luis Sardinha, esse comentário
é do anônimo ao qual o Senhor qualificou como opinião xenófoba.
Favor não publicar, somente leia.
Não sou xenófobo, pois se trata de medo de estrangeiros, não tem nada haver com cães. Sou anônimo e pobre.
Não foi mera falta de educação do meu comentário, foi sim uma maneira de falar com clareza, dado ao fato do perigo desses cães. Não teria efeito um comentário sem usar palavras mais de impacto . O senhor nem iria ler, muito menos responder. Muito obrigado pela consideração de sua resposta. Desejo-lhe muita paz.

Unknown disse...

Desculpe mas não concordo consigo, a raça do cão em nada tem a ver com aquilo que fala.
O cão é aquilo que você quiser que ele seja, tal como acontece na raça humana, não pode julgar um cão pela cor da sua pele mas sim pela sua educação. A minha foi educada para ser meiga e simpática para tudo o que lhe possa aparecer pela frente e consegue-o fazer melhor do que a grande maioria dos cães que conheço.

Por falar em falta de educação, no último comentário agradeceu-me pela consideração mas no anterior disse:
"Os donos desses cães são assassinos por natureza deveriam ser exterminados também junto com essas merdas de animais.Vão tomar no cu bando de filhas da putas de donos de cães perigosos."

Ser pobre não é desculpa para ser mal educado...

Antes de voltar a falar mal da raça (e seus respectivos donos) procure conhecer um cão que tenha sido bem educado. O cão é a imagem do seu dono, qualquer que seja a sua raça.

Anónimo disse...

Bem, Luis Sardinha, conheci um cão que foi bem educado: a sua Rottweiller com certeza, esta na foto e é muito meiga. Corresponde ao dono,
muito educado, inteligente, trabalhador. Gostaria de conhecer pessoalmente. O Senhor está de parabéns . Mais pra finalizar: e os outros e tantos outros como fazer?
Os que eu conheço são pessoas que tem esses cães para intimidar outras pessoas. Não são educados como o Senhor. Espero que considere este comentário.

Sunshine disse...

Sr/a Anónimo,

Começo por lhe dizer que ao ler o seu primeiro comentário, a minha resposta ao mesmo não seria com tanto respeito e paciência como foi a resposta do autor deste blog...
Infelizmente o senhor/a tem razão quando diz que nem todos os donos de cães (e note, aqui refiro-me a cães no geral e não particularmente em rottweilers) são responsáveis o suficiente para educar os seus animais de estimação de escolha. (como infelizmente também existem muitos pais neste mundo que não sabem educar os seus filhos... mas isso é fugir do tema)
Um animal sem educação é tão perigoso e imprevisivel quanto a um animal selvagem - e pode no seu estado salvagem de facto atacar violentemente. A diferença entre um rottweiler e um cão de pequeno mal educado é que quando um cão pequeno morde apenas causa pequenas feridas (e tenho as cicatrizes para lhe comprovar) mas se um rottweiler morder os estragos são certamente piores devido ao seu tamanho e força de mandibula.
Existem várias formas de evitar tais tragédias, se continuar a ler este blog há de reparar que são sugeridas algumas.
Eu como dona sou a favor que todos os cães (mais uma vez não generalizando os rottweilers ou cães de raça potencialmente perigosa) a partir de um certo peso (embora os pequenos tambem precisam - mas causam menos danos se morderem) deviam de obrigatoriamente ter uma licença de educação básica - com isto deixava de ser necessário açaimes que são desconfortáveis para os animais evitando que transpiram e respiram como deve de ser.
Não generalize uma raça só porque ouviu uma história sobre um rottweiler que mordeu alguem... ai o responsável é o dono pela educação que o cão tem!
Se pudessemos todos exterminar uma raça só porque um prejudicou outro ser humano então por favor comece com os politicos, inclua os ciganos, os chineses, os benfiquistas, os espanhois, os arabes... e já agora todas as aranhas e bicharocos do mundo e quando o senhor encontrar-se completamente sozinho/a no mundo talvez chegue à conclusão que em vez de exterminação, o mundo o que precisa é uma mudança de atitude!

Cordialmente,
Carla Ornelas

Anónimo disse...

Prezada Carla Omelas, a Senhora tem o dom da colaboração aqui na web. Gostaria de agradecer suas seguras
palavras e também muito obrigado ao dono do blog Senhor Luis Sardinha por propiciar este belo
comentário. É muito bom que tenhamos
um assunto que envolva nossa própria existência com a nossa jornada nesse mundo do qual ainda desconhecemos por inteiro. Mas o mundo da internet certamente foi concebido para nós ficarmos bem mais informados. Assim podemos ver nossas virtudes e defeitos, comparando opiniões diferentes para chegarmos se possível a uma verdade. E é com certeza: a verdade, a maior procura de todos nós. Abrigado...att. anônimo/a.

Anónimo disse...

Sou brasileiro e dentro da minha casa tenho um pitbull de 9 anos uma rot de 6 meses e uma vira lata de um ano.
todos convivem numa boa só temos cuida do de não deixar os outros muito tempo com o pit bull.
Aquele treinador de cães que disse que brasileiros adoram cães brvos é verdade pois é uma das poucas coisas que bandido tem medo além de arma de fogo.
Agora acho que se um cão desse porte vai para arua tem de ir com focinheira e corrente ou guia forte pois apesar de doceis são animais e nunca se sabe a reação de um animal que por excelencia tem como ideal de vida guardar o dono. quem acha o contrario disso é uma besta pois voçê pode ter um cão dócil mas há muitos irresponsáveis por aí.
o problema do cão é que ele tem um dono.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
camila disse...

É um absurdo, tenho um cão dessa raça, gosto muito dela, nao aceito nenhum tipo de insulto contra ela, alias contra animal nenhum. quem tiver incomodado que saia de perto pode chamar policia chame quem quiser, o meu animal vai comigo pra onde eu quero. as pessoas nao sabem o que dizem... quem nao ama um animal nao tem coração...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Esses cães são tão vagabundos quanto os seus donos. pro inferno. tá demorando mais vai, cedo ou tarde. afeminado, veado, pro inferno.

Anónimo disse...

é um absurdo vc não ir pro inferno com essa merda de cachorro.

Anónimo disse...

fiquei aguardando 2 anos um veado como vc ir pro inferno. mais foi. espero que não demore mais do que isso e leva essa merda de cachorro junto.veaaadooo!

Unknown disse...

Caro Anónimo,

Antes de mais obrigado por gostar tanto do meu blog.
Enquanto espera que o veado (esse nome para mim é um animal que está no zoo) morra podes sempre ir clicando na publicidade.
Mas estas a vontade para continuares à espera, garanto-te que mais tarde ou mais cedo a Kalash e eu iremos morrer.

Mas se gostas assim tanto de veados aposto que no Brasil existem imensos com quem te podes entreter.