27 setembro 2006

As partidas que o nosso cerebro nos dá...

A caracteristica mais notável do ser humano é a sua inteligencia, (aparetemente) muito mais desenvolvida do que todos os outros animais. Todavia o orgão responsável por esta caracteristica comete também ele muitas falhas, muitas delas que nos poêm em maus lençois que por vezes pode custar-nos a própria vida.
Se fosse falar de todos os tipos de erro que a nossa mente nos prega - engraçado este nome, será que tem alguma coisa a ver com o assunto em questão - este post dava quase um livro, por isso vou-me restringir aos erros nas relações inter-pessoais.

Para uma pessoa ciumenta este é um erro de todos os dias, o cérebro ao ver alguns factos consegue interpreta-los de modo a fomentar ainda mais o ciúme muitas vezes sem qualquer razão. Mas todos os dias estamos em contacto com este tipo de falha porque o nosso cérebro mediante apenas parte da informação cria a seu belo prazer o resto do quadro e por vezes o quadro não fica igual...
Os mal-entendidos são criados assim e por vezes originam problemas graves.
Quantas vezes ao ler-mos um email ou até mesmo ao ter-mos uma conversa telefónica não ficamos com uma impressão errada das coisas?
Assim de repente estou a lembrar-me de imensos casos práticos em que isto aconteceu...

Um conselho que dou a todos os meus (3 ou 4) leitores: tenham muito cuidado com o vosso cérebro, a qualquer momento ele pode trair-vos e em caso de dúvida é preferível esclarecer as coisas de modo a não interpretar-mos mal as coisas.

5 comentários:

Marco disse...

Qual cérebro?

Tânia disse...

Marco...tiraste-me as palavras da boca!!

Mas a situção dos emails é mesmo isso...nós lemos e interpretamos de uma maneira que por vezes não tem nada a ver com que deveria significar...

Unknown disse...

Vocês devem ter a mania que são engraçadinhos!!!

Eu tenho cabelo grisalho e não loiro!!!!

abraço e beijo

Tânia disse...

Mas...e...nós por acaso somos loiros!?

Bem...se calhar...lol

Daniel G. disse...

Se em vez de escreveres estes posts, escrevesses uma linhas da Tese, já estava terminada. :-)

Em relação ao post, para evitar mal-entendidos é que se usa a redundânica. Não é por acaso que as telefonistas profissionais repetem o que lhes dizemos por outras palavras. Embora possa parecer um hábito irritante esta é uma técnica q evita mal-entendidos designada por escuta activa.