10 julho 2006

Cães potencialmente perigosos


Para os leitores que não me conhecem, eu tenho uma Rottweiller (a da foto), uma raça potencialmente perigosa (segundo a lei portuguesa).

No meu entender, esta lei é das coisas mais injustas que conheço. Segundo ela, qualquer cão que não pertença a esta categoria poderá andar livremente por locais públicos mas a minha, uma cadela treinada em obediência desde os 4 meses, super calma e meiga tem de andar com açaime e eu tenho de ter seguro entre outras coisas!

Um cão, por natureza, normalmente só morde por duas razões: medo ou se foi ensinado para tal (consciente ou inconscientemente) e normalmente os ataques ocorrem por culpa dos humanos. Logo, não são os cães que são potencialmente perigosos mas sim os seus donos!

Se querem proteger as pessoas, obriguem as pessoas a tirar uma espécie certificado de sociabilização dos respectivos cães. Deste modo, as pessoas que gostam efectivamente dos cães e perdem tempo a educá-los convenientemente não têm de pagar por alguns anormais que gostam de se gabar que têm um rottweiller e depois deixam-no estar preso com um metro de corrente no fundo do quintal para não dizer coisas piores...

2 comentários:

Luis Medalhas disse...

Sardinha,
como tu disseste muito bem a lei define o Rottweiller como uma raça potencialmente perigosa, e é... penso que estás de acordo, repara que eu realço o potencialmente, pois nem todos o cães destas raças são perigosos.
Esta lei está feita para proteger a sociedade destes cães que pela sua fisionomia num caso extremo podem matar um ser humano.
É claro que a personalidade de um cão depende sempre da educação e do ambiente em que está inserido tal como um ser humano, é utópico pensar que podemos obrigar as pessoas a educarem bem um cão, senão também podiamos obriga-las a educarem melhor as crianças também deixariamos de ter falta de civismo e crime.
Esta lei é o menor dos males, pois obriga todos os donos destes cães a terem-no identificado e a terem um seguro, de forma a que haja uma responsabilização do dono em caso de algum incidente provocado pelo cão, sinceramente eu até iria mais longe e acho que todos os cães deveriam ter um seguro.

É o ónus a pagar por quem quer ter um cão destas raças.

Unknown disse...

Com a identificação e seguro, por mim tudo bem. Aquilo que me irrita profundamente é ter de castigar a minha cadela (colocando-lhe um acaime) sem que ela tenha feito algo de mal. Para mim essa é a maior injustiça. Também é por isso que não respeito essa obrigatoriedade :D