29 julho 2009

Paineis Solares



Uma das coisas que o Sócrates teve de positivo foi a aposta nas energias renováveis dando incentivos para as pessoas comprarem este tipo de equipamentos e diminuirmos a nossa dependência do petróleo.
Inicialmente foi criado um apoio do estado para favorecer apenas duas empresas "amigas" mas depois de tantos protestos o governo lá alargou para toda a concorrência (até tentou colocar empresas que constroem qualquer coisa que se parece com um colector solar).
Mas no fim de tanta polémica, alguém teve a decência de pensar um bocadinho e fazer desta propaganda política uma medida positiva!
O governo criou o site http://www.paineissolares.gov.pt com toda a informação (muito útil para não serem enrolados) e eu lá decidi investir nisto. Como só tinha gaz para o aquecimento de água, com um sistema destes posso desistir da assinatura do gaz.
Ontem as coisas ficaram finalmente todas montadas e esta manha pude tomar o meu primeiro banho de água quente pelo Sol...
Por agora estou muito contente de ter posto os paineis, se no Inverno vou ter de gastar muita luz, depois direi. Mas se estão a pensar em por-se nisto, eu aconselho.

3 comentários:

Sunshine disse...

LOL - não sei se não é muito cedo para andares a aconselhar os paineis ao pessoal... uma coisa é certa, o banhinho esta manha soube bem!

Clairvoyant disse...

Gostava de saber se é com esses "apoios" que o governo espera cumprir com as metas de Kioto. Para muita gente é dificil ter paineis solares, não apenas pelo custo, mas muito pela questão de que a maior parte da população vive em fracções de prédios, havendo necessidade de aprovação dos condóminos. Ou seja, embora funcione como uma parte, não é a solução ideal para os nossos problemas energéticos.

Com a agropecuária de rastos (bem como outras tantas áreas de actividade neste país), não percebo porque não estamos a usar mais herdades no alentejo para produção de energia eléctrica com paineis fotovoltaicos. Já pouco se produz para comer, compramos quase tudo aos espanhois, porque não pagar as couves e as batatas que nos chegam de lá com Kilowatt? Eles talvez até nos agradecessem esse fornecimento, podia ser que pudessem minimizar o uso das suas centrais nucleares.

No entanto, cada bocadinho conta, gota a gota pode conseguir-se um oceano. Resta saber é se o enchemos a tempo.

Unknown disse...

Estamos perante uma mudança de mentalidade e isso vê-se na forma como temos as nossas casas/apartamentos.

Neste momento todas as casas novas são obrigadas a ter ligações de água no tecto para a colocação de paineis solares.

Para os apartamentos faz todo o sentido que se comece a ter água quente comunitária com um depósito comum a todos e com paineis solares a aquecer a mesma.

O problema dos paineis fotovoltaicos são o preço (ainda muito caro). Neste momento só é rentável porque a EDP é obrigada a pagar o KW solar a 6x o preço que cobra aos clientes.

Eu pessoalmente tenho planos de montar algumas "ventoinhas" no telhado para me carregarem o carro durante a noite... :)

Tal como disse no post, na minha opinião acho que esta é a melhor aposta que o Sócrates teve.