22 julho 2009

E depois dizem que são honestos...


Contratos fantásticos (para a empresas que os fazem) como o da Liscont, Lusoponte e muitas outras são a prova clara do nível de corrupção neste país.
O pior disto é quando exitem politicos com coragem para reportar este tipo de situações, metem empresários em tribunal e este dá-lhe uma palmada na mão e chama-o de mau como sentença.

Quando se mete "gestores" a gerir dinheiro dos outros sem que tenha qualquer risco caso faça asneira é este o resultado (banca, gestão pública).

Mas o pior disto tudo é que tenho a sensação de que todos os partidos politicos são assim.
Porque é que será que não existe vontade politica para combater a corrupção?

1 comentário:

Clairvoyant disse...

Bem, porque dá jeito. Ao longo dos anos tenho aprendido algumas coisas, e uma delas é que quando as coisas funcionam mal e toda a gente sabe disso, é porque dá muito jeito que seja assim e algum tubarão está a engordar com essa mama.

Colocaste o dedo na ferida quando referes que caso corra mal, não existem consequências para os responsáveis. Aliás, melhor seria dizer: arresponsáveis, visto que são desprovidos de quaisquer responsabilidades.

A moda agora está em fazer um grande circo, uma fantochada enorme, correr muita tinta nos jornais e todos cochichamos "epá, que grande bronca...".

Progressivamente o caso vai esfriando para dar lugar a outro grande escândalo que seguirá o mesmo caminho.

No final, se alguém cumpre pena é preventiva, e em tais condições hoteleiras que mete inveja ao zé povinho, fazendo com que este deseje ser preso assim também para ver se goza umas merecidas férias com cama, mesa e roupa lavada.

Estas sucessões de escândalos lembram os esquemas de pirâmide. É preciso é ir alimentando a imprensa com casos novos e cada vez mais escabrosos.

Mas tal como nos esquemas de pirâmide na vertente financeira, um dia a bolha rebenta. O que sucederá quando não houver mais por onde dar bronca? Ou será que a verdadeira bronca começará precisamente aí? Quem viver verá.