29 julho 2009

Paineis Solares



Uma das coisas que o Sócrates teve de positivo foi a aposta nas energias renováveis dando incentivos para as pessoas comprarem este tipo de equipamentos e diminuirmos a nossa dependência do petróleo.
Inicialmente foi criado um apoio do estado para favorecer apenas duas empresas "amigas" mas depois de tantos protestos o governo lá alargou para toda a concorrência (até tentou colocar empresas que constroem qualquer coisa que se parece com um colector solar).
Mas no fim de tanta polémica, alguém teve a decência de pensar um bocadinho e fazer desta propaganda política uma medida positiva!
O governo criou o site http://www.paineissolares.gov.pt com toda a informação (muito útil para não serem enrolados) e eu lá decidi investir nisto. Como só tinha gaz para o aquecimento de água, com um sistema destes posso desistir da assinatura do gaz.
Ontem as coisas ficaram finalmente todas montadas e esta manha pude tomar o meu primeiro banho de água quente pelo Sol...
Por agora estou muito contente de ter posto os paineis, se no Inverno vou ter de gastar muita luz, depois direi. Mas se estão a pensar em por-se nisto, eu aconselho.

27 julho 2009

Crises existenciais e fundamentalismos

No rescaldo de um fim de semana no minimo estranho, penso no meu passado e identifico dois tipos de estados de espirito que se tornam nos meus maiores problemas nas minhas relações amorosas.
Eu sou uma pessoa que adoro manter as minhas rotinas, o problema é que a rotina causa monotonia para as pessoas que me acompanham. Pelos vistos torno-me chato, desinteressante e, acima de tudo, dou a impressão de não dar valor a minha "cara metade". Conslusão: tenho de levar com crises existênciais...
Para as combater normalmente opto por fazer aquilo que os outros querem e não aquilo que desejo. Será que o devo fazer? Tou farto de passar por isto e ao que parece o problema é mesmo meu...

O fundamentalismo é algo que me irrita, agora juntem isso a um dia "mau" e sai asneira. Há dias em que fico intolerante e respondo aquilo que penso. O problema é que num mundo hipócrita como o nosso dizer o que se pensa magoa, quando se trata de alguém que gostamos magoa a pessoa e magoa-nos a nós por perceber que magoamos alguém naquele momento de "raiva".

22 julho 2009

E depois dizem que são honestos...


Contratos fantásticos (para a empresas que os fazem) como o da Liscont, Lusoponte e muitas outras são a prova clara do nível de corrupção neste país.
O pior disto é quando exitem politicos com coragem para reportar este tipo de situações, metem empresários em tribunal e este dá-lhe uma palmada na mão e chama-o de mau como sentença.

Quando se mete "gestores" a gerir dinheiro dos outros sem que tenha qualquer risco caso faça asneira é este o resultado (banca, gestão pública).

Mas o pior disto tudo é que tenho a sensação de que todos os partidos politicos são assim.
Porque é que será que não existe vontade politica para combater a corrupção?