07 maio 2009

Importação de serviços

foto source: www.indiadaily.org
Esta noticia do publico fez-me pensar o quanto esta temática é importante para os países da Europa ou EUA.
Apesar de ser claramente proteccionista penso que faz todo o sentido!
Se importamos um produto qualquer temos de pagar taxas nas alfândegas porque é que quando importamos "conhecimento" vindo através da Internet não temos de pagar essas taxas?
No entanto esta medida devia ser aplicada ao mesmo "racio" de qualquer outro produto importado e por todos os países desenvolvidos.
Esta medida poderá aumentar os custos para o consumidor? Certamente, mas acho que produzir dados (processos de backoffice, software, etc) deve ser taxado da mesma forma que outros produtos como (TVs, Hardware, carros, etc).

4 comentários:

Sunshine disse...

Não podia estar mais de acordo! Então em crise, faz todo sentido dar emprego aos nossos cidadões e com este tipo de imposto iramos incentivar com que as grandes empresas apostava em trabalhadores portugueses!

Unknown disse...

Desculpa mas agora pensei que fosse o Paulo Tortas a falar!

Não meu comentário não se trata de um movimento de direita e nacionalista mas sim equiparar os bens palpáveis contra os menos palpáveis (software, trabalho processual, etc).
Se os governantes europeus/portugueses decidem taxar tudo o que entra na Europa, porque é que não taxam também este tipo de actividade?

Clairvoyant disse...

Pergunta: e como se prova que o conhecimento é importado e não desenvolvido cá? Os softwares quando são legalizados já pagam taxas como qualquer outro produto vendável no nosso país. Não percebi onde queres chegar, será que queres taxar duplamente o trabalho de um programador informático? Este já paga impostos pelos seus rendimentos, fruto do seu trabalho. Podem ser bens menos tangíveis, mas são tão reais como um par de sapatos, e taxados da mesma forma. Não sendo especialista em fiscalidade, na minha qualidade de cidadão comum, acho que tudo o que passa legalmente pela alfandega paga impostos. Se são insuficientes ou excessivos, isso são outros 500.

Unknown disse...

Quando tu compras um Windows, tu vais à loja e pagas um produto e por isso assumimos que leva com todas as taxas comuns a qualquer tipo de produto.
Agora imagina o tão comum call-center. Será que os serviços efectuados por eles levam com as taxas alfandegárias? Eles não estão a criar nenhum produto, estão apenas a efectuar um processo dado um determinado input (email/fax/contacto telefónico). Como eles ganham talvez 1/10 daquilo que ganhamos e os impostos alfandegários dificilmente lá chegaram torna-se aqui um grande desequilibro em termos de custos.
Se já acham os produtos chineses baratos, imagina se não houvesse as taxas alfandegárias. É isso que está a acontecer neste tipo de serviço.