27 outubro 2008

Amor da vida

Uma sequência de conversas sobre este assunto levou-me a pensar na vida amorosa das pessoas e mais concretamente na minha e sobre o amor da vida de uma pessoa...
Tudo começou com o Paulo a admitir que sabe qual é o amor da vida dele "com todos os mm2 da nossa pele".

Depois de ler este post e o facto de ao fim de dois anos de luta lá consegui ter a escritura da casa marcada (veremos se é desta), de ter uma conversa séria sobre planos para aumentar a família deixou-me pensativo...

Sabes quem é o amor da tua vida? Se sabes, porquê continuar a procura? Quem te garante a vida que o futuro não te reserva um amor ainda maior?

Será que quando encontras o amor da tua vida percebes logo ou só vais perceber mais tarde, muitas vezes já depois de o teres perdido?

Atrás destas vêm outras questões como o casamento, ter filhos, abdicar de parte da sua carreira em nome de um amor...

Todas estas questões me batem na cabeça e me causam, quase imediatamente respostas contraditórias emtre o poético e o objectivo, o cauteloso e o arrojado ou entre o egocêntrico e o caridoso...

Faz agora dois anos estava sem saber para onde ir e sentia-me mal pois não gosto de andar sem rumo, neste momento sei para onde vou, vou feliz e contente com a pessoa que tenho a meu lado mas será que este caminho vai ter um fim bonito ou terminará abruptamente como já me aconteceu?

Por vezes sinto medo do que me espera logo após a próxima curva e não conseguir corresponder. Não corresponder às expectativas dos outros, não corresponder às expectativas da minha companheira e pior do que tudo não corresponder às minhas expectativas.

Depois entristece-me o facto deste medo estar a limitar os sonhos dos outros. Sinto que não mereço limitar os sonhos do outros mas também sinto que não devo fazer algo que não acredito...

4 comentários:

Sunshine disse...

Em relação ao amor, cada pessoa reserva o direito de acreditar na sua versão do amor. Há quem pense que não passa de uma reacção quimica, há quem acredite na alma gémea... a verdade é que é tão importante que todo o mundo o procura.
Quando é que se sabe que encontramos o amor da nossa vida? Há quem perceba logo, há quem só perceba mais tarde, há quem só percebe depois do o ter perdido... Apenas sei que se perguntares ao teu coração ele te responde sem pensar duas vezes.
Isto não significa que não apareça outro amor, maior e melhor, apenas significa que aquela pessoa vai ser sempre dono/a de um pedaço do teu coração que nunca mais recuperás. Há espaço para mais um?... Claro que há, desde que o universo disponibilize essa pessoa, ela há-de aparecer e fazer com que todas as outras disillusões amorosas fizezem valer a dor sentida. E mesmo que essa pessoa se torne "o amor da nossa vida"... existe sempre um pedaço do nosso coração que pertence a outro. Mas quem é que tem sorte de conhecer mais que um "grande amor"? Felizmente conheço uma ou outra pessoa... =) Nada é impossivel, especialmente quando se toca no amor.

Nada é garantido, hoje o que é amanha já não é. Há certezas que nunca vais ter. O ser humano é insatisfeito por natureza e na maioria do tempo não sabemos com certeza aquilo que verdadeiramente queremos.

Numa altura em que havia muito menos certezas entre nós, em que não sabiamos onde "isto" ia dar e tinhamos medo de magoar um ao outro. Decidimos de deixar preocupar com o outro e optar por seguir o caminho que nos fazia feliz. Isto porque na altura compreendemos que se não estavamos felizes e contentes conosco mesmo, não eramos capaz de fazer o outro feliz...

Não há manual de instruções, nem respostas certas. Nós é que somos autores das nossas vidas e sabemos o que precisamos para ser felizes - uma coisa é certa: tomar decisões que não te faz feliz apenas para fazer a outra pessoa feliz só te torna miserável.

Marco disse...

Na minha modesta opinião, que vale o que vale, o problema de muito boa gente é pensar demasiado no assunto. O teu post e o comentário da Sunshine são a prova disso. Pensar no assunto não é mau, mas não se pode exagerar. Nestes temas não há certezas, por isso vale mais viver o momento como se fosse o último, e entregarmo-nos de alma e coração, senão corres o risco de te aperceber que algo ou alguém é importante só depois de o/a perderes.

Anónimo disse...

Acho que antes de se perguntar "Sabes quem é o amor da tua vida?...", temos de perguntar, se sabemos o que é o amor?

Estou de acordo que não vale a pena pensar muito no assunto, porque quanto mais o fizermos, mais incertezas vamos criar na nossa mente.

Não há muito tempo é que eu descobri o que realmente é amar alguém, de tal forma que não se consegue nem pensar como seria a vida sem essa pessoa. Mas isto sou eu, e cada um tem a sua forma de sentir as coisas.
Não se pode é pensar que no caso do amor, entre um casal, será eterno. As coisas ao longo do tempo vão mudando e essas mudanças provocam sentimentos, ao final de alguns anos esse amor, é preciso dizer que tem de ser reciproco, transforma-se num grande companheirismo e a amizade que fez brotar esse amor volta ao de cima ainda mais fortalecida.

Assim, não há que ter medo se estamos de encontro com as espectativas da outra pessoa, apenas nos devemos preocupar se de facto a amizade existe, porque esse é o verdadeiro alimento do amor é esse sentimento que faz com que tudo funcione.

Não vale a pena pensar muito nisso é deixar as coisas fluirem sem a preocupação se vai dar certo ou não, há muito tempo para isso quando as coisas acontecerem.

Anónimo disse...

Cá vai:
Primeiro, nao posso concordar mais com a Carla.
Segundo, eu sei porque infelizmente passei por coisas este ano que me fizeram ver que só pode ser ela!!!
Se calhar, caso nao me tivessem acontecido, ainda hoje não sabia, mas quando confrontado, senti...

Não te preocupes se limitas os sonhos de alguém, se não correspondes ás expectativas tuas ou dela. Pensa só nisto: Amor é quereres ver a outra pessoa feliz. Sê tu próprio porque só um ceguinho não vê o que eu já vi á muito tempo.

Don't worry... Be happy!