06 julho 2007

Sinto que estou a ceder...

Ontem ficaram admirados comigo quando disse que estava a pensar seriamente em estrelizar a cadela...
Este é o sinal claro que toda esta pressão da sociedade, principalmente a legislativa, está a fazer efeito em mim.
Existem duas coisas que me tocam e me deixam irritado: a obrigatoriedade do açaime na via pública para uma cadela que nunca teve qualquer atitude agressiva com pessoas (se não o fizer corro o risco de pagar 500€ de multa) mas principalmente a descriminação para com estas raças...
Quando oiço a comunicação social a falar destas raças lembro-me do hitler ou do apartaid em que uma étnia era discriminada sem sequer haver a hipotese das pessoas individuais provarem o seu valor.
Por mais educada que a minha cadela seja ela vai ser sempre o animal potencialmente perigoso e eu vou ser sempre o marginal que vem intimidar as pessoas com a minha fera.

Por estas razão, e por adorar a minha cadela já decidi que no futuro não vou ter mais nenhum cão desta categoria só para não estar sujeito a este tipo de situações...

Será que estou a fazer o que eles querem? Se calhar estou mas prefiro não ter o cão do que obriga-lo a andar de açaime na rua...

É triste mas é verdade...

5 comentários:

Ana Pessoa disse...

subscrevo, até porque tenho um doberman cruzado de rotweiller que me toma conta do meu miudo com 13 meses!

xxx

A

Ana Maia disse...

Luis, esterilizar as cadelas é o mais correcto. Seja porque não vão procriar ou depois de o fazerem. Qualquer veterinário o propõe inclusivamente por motivos de saúde que mais tarde normalmente aparecem.

Unknown disse...

Eu conheço as vantagens da esterização nas cadelas. Mas não quero tomar nenhuma decisão que depois me venha a arrepender...
É que se trata de um belissimo espécime não em tamanho ou agressividade (infelizmente aspectos que são valorizados na raça) mas sim pela sua inteligência, calma e pelo facto de ser extremamente dócil...

Anónimo disse...

Os cães são a imagem do dono!
Quem disse isto não pensou unica e exclusivamente pela agressividade, mas sim pela inteligencia.
Pensar em fazer uma esterilização é o acto mais consciente para quem não quer ter ninhadas. É certo que é muito mais seguro a nivel clinico uma cadela esterilizada.
Como sabes tive o prazer de conhecer dezenas de rottweillers nos ultimos 2 anos e nunca vi um que fosse agressivo.
Perdoem-me quem tem um cão cruzado ou de origens duvidosas, mas esse si é o problema. As ninhadas que crescem sem qualquer tipo de controle parental ou ainda qual a formação dos donos, leva a politicas inconscientes de quem mora na Lapa e tem um Beagle!!!
Queres a minha opinião? Se queres ter um cachorro da Kalash, tem e depois esteriliza, senão esteriliza já!
Tomar uma decisão com base numa lei, isso não!!!

Sunshine disse...

Continuo muito dividida sobre este assunto... as leis em si não me aquecem nem arrefecem.
Acho que a Kalash docil como é faria uma excelente mãe e merecia a oportunidade... também adorava a casa cheia de coisas fofinhas! =)
Por outro lado, sei o que custa dar os pequeninhos a novos donos, algo que não me apetece passar.
Considerando que já pensamos em ter um cão de outra raça talvez a melhor opção seria esterilizar-la, mas como também ainda não precisamos de tomar essa decisão logo... deixamos passar mais um ano para ver como sentimos, afinal com 2 anitos ela ainda é pequeninha.