05 julho 2007

A nova lei para os cães potencialmente perigosos


A nova lei que regula os cães perigosos ou potencialmente perigosos vai mudar de modo a ficar mais apertada.
Apesar de ser dono de um cão deste tipo concordo na generalidade destas medidas, já não era sem tempo criar mecanismos que penalizem os donos por serem negligentes pois são eles os principais responsáveis dos comportamentos dos próprios cães.

Relativamente às coimas concordo que as multas aumentem de modo a que as pessoas tomem as medidas precauções (trela, seguro, chip), só não posso gostar da imposição do açaime porque considero um stress para o cão e um objecto desnecessário para grande parte destes cães...

Relativamente aos testes de aptidão física e psíquica, acho uma perfeita perda de tempo, alguém com essas caracteristicas se não tiver tempo para o cão este pode tornar-se perigoso. Para os criadores, penso que será uma forma de tentar limitar os criadores de cães seleccionados pela sua agressividade.

Mas se o legislador quiser não apenas dizimar todos estes tipos de cães, cães com capacidades e características muito boas, temos como o exemplo da raça Rottweiler que está a ser adoptada pelas forças policiais, terá de criar mecanismos que fomentem a educação dos cães para que no futuro este tipo de lei não faça sentido.

Eu compreendo o porquê destas leis mas criadores e donos que não se destinam a utilizar estes animais como arma mas como animais sociáveis e maravilhosos como eles são capazes de ser se forem devidamente educados. Criem mecanismos de fomento à educação e deixem morrer a figura dos animais potencialmente perigosos porque os cães só são perigosos se os donos assim o quiserem.
Porque nem todos os cães destas raça são aquilo que vêm na televisão, e se querem provas do que estou a dizer tenho todo o prazer de lhes mostrar alguns exemplos.

2 comentários:

Anónimo disse...

acho que as multas sao um exagero porque nem toda a gente tem possibilidade para criar um cão deste tipo mas aqelas pessoas que teem um cão destes devia educalo bem po exemplo eu tenho um caõ destes e doulhe todo o carinho do mundo pois nem toda a gente gasta 2000 euros para fazer uma ciriogia a um cão desta raca

Anónimo disse...

NÃO EXISTEM CÃES POTENCIALMENTE PERIGOSOS, EXISTEM CÃES COM MUITO POTENCIAL E DONOS MUITO PERIGOSOS.