29 agosto 2006

Há pessoas que nasceram para ser guiadas...

Se há pessoas que nasceram para ser lideres, existem outras que têm que ser orientadas o tempo todo.
Talvez seja uma capacidade que algumas pessoas têm e outras não mas existem pessoas que simplesmente não têm capacidade de decisão. Por muito boas intenções que tenham quando querem decidir bloqueam...
Mas acho que pior do que isto são aquelas pessoas que, apesar de ser totalmente incapázes de decidir o que quer que seja (tipo levo as calças vermelhas ou as encarnadas!) acham que têm essa capacidade e fazem me*** da grossa correndo o risco de perderem o emprego ou até mesmo estragar a sua vida.

Um apelo a todas as pessoas nestas condições (acho que também posso falar para mim próprio) nem todos temos de estar em posições de decisão um pedreiro é tão importante quanto um director. E para os casos estremos aconselho vivamente a encontrarem algúem de confiança que olhe por voçês ou então vão passar um mau bocado...

5 comentários:

Tânia disse...

Tens toda a razão.
Ou se nasce com ou não se nasce com.
Normalmente quem não nasce com, quando chega a cargos de liderança, tende a adoptar um estilo autocrático. Porque tem de impor, e nao olha a meios para o fazer. Como normalmente estas pessoas não conseguem com que a equipa de trabalho acredite nelas, a tendência é para gritar e ameaçar.

Mas por experiência própria estes filhos da p..., vão continuar nos seus cargos e a equipa vai acabar por se desfazer e ir embora.

A corda quebra sempre para o lado mais fraco...

Pelo lado utópico prefiro pensar que um dia se fará justiça... :)

Marco disse...

Havendo pessoas que nasceram para ser guiadas, algumas vão mais longe e nascem para ser "bicicletas", se é que me faço entender. Por isso e como não fazes parte deste grupo, continua bem agarrado ao "guiador" da tua vida e não te deixes "pedalar" por qualquer pessoa.

Um abraço!

Unknown disse...

É engraçado as interpretações que se podem fazer de um texto!

Relativamente a andar de bicicleta, sou claramente um adepto do conforto de um carro com tudo o que temos direito (dispenso as luzinhas que obrigam a desligar e voltar a ligar!) mas de vez em quando, andar de bicicleta fortalece os musculos e alivia o stress! E ainda tenho de pedalar muito (atenção que n disse ser pedalado) para conseguir perder todos os kgs que ainda tenho a mais...

Eilahtan Dreams disse...

Tudo se resume ao tipo de personalidade e educação. Nada tem a ver com o facto de termos nascido com capacidade de liderança ou decisão. Algumas pessoas tentam contornar e evitar o momento da decisão, outras tomam as decisões de cabeça quente e seja o que Deus quiser... Ás vezes dá para o torto, mas é dando com a cabeça nas paredes que podemos aprender algo da vida. A não ser que uma pessoa se acomode demasiado e não lute para mudar. Pode ser que as coisas se resolvam por si, mas, como acontece com tudo, não é bem assim... E volta tudo ao mesmo!

Luis Medalhas disse...

Há aqui 2 conceitos que embora relacionados são distintos, uma é a capacidade de liderança, outra é a capacidade decidir.
É característica fundamental num bom líder a sua capacidade de decidir, mal ou bem, não tem medo de decidir, mas atenção que para ser um bom líder não basta ter capacidade de decisão...

Passando ao exemplo da bicicleta o líder quando se depara com uma bifurcação tem de decidir se vai para a direita ou para a esquerda, senão arrisca-se a ir para o meio onde não há nada ...

Mas um bom líder tem deve saber as limitações da sua bicicleta e se o caminho da direita é mais curto mas é esburacado e a bicicleta até é de estrada, se calhar é melhor ir pelo caminho da esquerda que é alcatroado.
Quero eu dizer com isto é que um bom líder não basta decidir, é preciso perceber qual é o objectivo e ponderar todas as variáveis, os liderados (as bicicletas) devem conseguir perceber qual a razão da decisão embora até podem não concordar (isto depois entra pela parte da comunicação que não interessa para o caso).
Um líder em que assume constantemente um papel autocrático é um sinal de um líder fraco e inseguro, e é autoritário para disfarçar as suas fraquezas.

Em relação à capacidade de decisão quem não a tem foge dessas situações e deixa-se influenciar por quem está mais próximo, o outro decide e deixa-se levar, ou seja é facilmente influenciável porque não quer decidir.
Mas a capacidade de decisão não significa que a decisão sai sempre bem... bem pelo contrário.

Até pode ser uma questão de educação e até de "treino" mas essencialmente está ligado à personalidade de cada um, e são características inatas.

P.S.: Tem graça que enquanto escrevia e pensava lembrei-me de diversas situações a nível profissional, na arbitragem e a nível pessoal e que caiem que nem uma luva.