16 agosto 2006

Comunicações seguras

Hoje ao ler o DN dou com o destaque "Cavaco, Governo e policias sem comunicações segura"
Nos dias de hoje onde quem não tem uma firewall no computador é no minimo estúpido e é impensável a não utilização de canais seguros para dados confidenciais, a segurança nacional ainda utiliza os belos rádios sem qualquer cifra na comunicação!
Para quem não sabe, na Internet utiliza-se cifra na comunicação, as nossas comunicações por telefone estão todas cifradas. Mas as comunicações da segurança nacional não...

Eu percebo a razão, acho que é muito mais importante não sabermos a seguinte mensagem "Olá mãe, hoje não vou jantar aí a casa" do que as comunicações das policias.

Se o comum do português não ezitou em colocar uma parabólica para ver televisão de borla, o que farão os vários tipos de criminosos deste nosso portugal? Para terem uma ideia, é tecnicamente mais fácil ouvir estas comunicações do que a brincadeira dos descodificadores.

Um conselho para as forças de segurança, enquanto não têm a tão falada rede privada de comunicação (só o concurso para essa rede dava direito a mais um post) utilizem os telemóveis e ponham os rádios no lixo.

Espanta-me como é que a policia portuguesa ainda apanha alguém, os criminosos utilizam telemóveis e eles rádios em sinal aberto.

1 comentário:

Marco disse...

Podem sempre utilizar metáforas criando assim a sua própria cifra, tipo: "a galinha está no tacho" ou "há lodo no cais"... Sempre dá um certo estilo!