19 março 2013

Chipre

Todo o mundo no geral e toda a comunicação social em particular parece que quer matar o primeiro ministro que acedeu a taxar as economias guardadas no Chipre como se uma bomba atómica se tratasse.
Eu entendo o potencial destrutivo da desconfiança nos bancos mas não consigo deixar de concordar com ele, e segundo os dados que disponho, acho que era capaz de fazer igual e nada melhor do que o justificar comparando-o com portugal.

Em Portugal, desde que a troika chegou já perdemos quanto em percentagem do PIB? Quanto dinheiro foi roubado ao povo português em subsídios congelados, aumentos do IVA, aumentos das taxas de IRS, redução das deduções, etc etc etc.
Quanto é que tudo isto fez com que o português tenha perdido? Qual o impacto que todas estas medidas tiveram na vida dos Portugueses, principalmente os mais desfavorecidos?
Os cortes em Portugal estão a custar a todos mas as pessoas que têm mais dificuldades não têm capacidade de levar estes cortes e muitos deles tiveram que recorrer à solidariedade para poder sobreviver...

Enquanto isso, o Chipre em que nos seus bancos estão guardados 8x o PIB nacional foi aplicado um imposto sobre todos os depósitos. Este imposto faz com que os pobres que pouco têm nos bancos pouco percam e os ricos, entre elas empresas que usam o Chipre abusar dos seus 10% de IRC, sejam chamadas a contribuir para solucionar o problema da dívida. É óbvio que têm de perceber o que está mal na sua economia e tentar corrigir mas com esta medida obrigou a todos os que usam aquele país para ajudar a superar esta crise? Se estas medidas servirem para manter o nível de vida dos cipriotas para mim já valeu a pena.

Os ricos em Portugal levaram um aumento de imposto (mesmo assim curto) sobre os juros dos seu dinheiro mas com as suas contas bem recheadas a austeridade é para meninos, porque é que acham que as casas luxo continuam a vender?

Eu penso nas minhas economias calculo o valor que teria de pagar com este tipo de imposto e mesmo não ter perdido o emprego penso que nestes últimos anos já perdi mais do que isso. Sim, eu acho que preferia uma medida destas do que o conjunto de trapalhadas que este governo anda a fazer.

Mas o mais interessante é ver todos estes economistas a crucificar o homem... sinceramente acho que estão a tentar proteger o seu rabinho e o rabinho dos seus clientes não vá eles ficarem sem alguns milhões na sua carteira...

É engraçado ver logo o Putin a oferecer-se para ajudar e emprestar o dinheiro de modo a evitar esta medida, parece-me óbvio que o imposto vai cobrar dinheiro da Russia, se a Russia empresta depois vai querer ver o seu dinheiro devolvido (com juros).


Sem comentários: