12 julho 2010

Reacções reflexivas

Uma das técnicas mais importantes na aprendizagem é a repetição, todos aprendemos algumas coisas pela repetição de tarefas até conseguirmos decorar as coisas.
Como os animais não têm a capacidade de compreender as coisas como nós esta técnica é basicamente a única que é utilizada.
Este tipo de educação origina também comportamentos reflexivos, que colocam um cão a salivar devido ao som de uma sineta que normalmente é dada antes de ser dado ao cão algum biscoito.
Nós dizemo-nos muito superiores aos animais mas neste capítulo somos iguais, por voltarmos a ter uma experiência análoga no passado voltamos a sentir as mesmas sensações e voltamos a ter os mesmos impulsos como se tivéssemos a reviver a experiência do passado.
E quando essas experiências são fortes é como se voltássemos a viver essas experiencias

1 comentário:

Sunshine disse...

Pior que reviver as mesmas sensações são os impulsos que nos fazem cometer os mesmos erros...
Mas as pessoas não caiem na mesma categoria que os cães velhos - nunca perdemos a nossa capacidade de reaprender e agir differente.
Até quem capota com um carro é capaz de aprender novamente a conduzir... a memória não desvanece, simplesmente escolhemos de encará-la de uma forma diferente.