18 junho 2009

Um pais a sério…

From NoruegaWeb


Era a frase que usava para descrever a viagem agora terminou. Estou neste momento de volta de umas férias na Noruega.
É sem dúvida um pais muito interessante com coisas boas e outras menos boas:
Bom:
A cor verde predomina em todo lado, na capital existem parques fantásticos com o contacto com a água e os espaços verdes são uma constante. Trata-se de uma cidade orientada à qualidade de vida das pessoas. As cidades mais pequenas quase não existem apartamentos e os que há não têm mais de 3 pisos. Todas as casas estão rodeadas com espaços verdes onde as imensas crianças deste país podem brincar à vontade.

O nível de vida deles é brutal, ganham mais do que o dobro de nós e tudo me pareceu custar mais ou menos o mesmo. As únicas excepções são mesmo álcool, tabaco, a carne e os carros e os restaurantes. De resto é tudo muito parecido...

E gostam da raça Rotweiller! Cheguei a ver uma linda cadela a fazer jogging com o dono nos parques de Oslo.

Mau:

O inverno, temperaturas de -20ºC e neve em todo o lado não me parece ser nada agradável...

Se nós por aqui queixamo-nos das estradas eles têm mtos mais motivos com que se queixarem, quase não existem auto-estradas e o resto são estradas normais onde não de pode andar mais de 80. Todavia, o argumento deles faz sentido “com um menos de 5 milhões de pessoas e um pais montanhoso e com um comprimento superior a 4x o comprimento de Portugal, não é viável fazer melhor”. Para se deslocarem grandes distancias preferem o avião (todas as cidades importantes têm aeroporto.

As mulheres da Noruega, apesar de serem quase todas loiras, têm uma percentagem de mulheres bonitas análoga à nossa.

Conclusão:

Gostei muito, traria muitas das suas coisas para Portugal mas acho que estou melhor por aqui.

5 comentários:

Sunshine disse...

Esquecestes de referir que ás mulheres Nordikas não têm rabo (pormenor importante para os apreciadores!)

Cá para mim Noruega era o paraiso se as temperaturas nunca baixassem abaixo de zero e a lingua materna era o inglês... até lá ficamos em Portugal =)

Nuno Cardoso disse...

O quê? Então foste a Oslo e não me visitaste?! Ou não fazias a mínima ideia que eu agora moro em Oslo?!

Unknown disse...

Nuno,

Numa palavra, desculpa.

Infelizmente não me lembrei. E foi pena porque gostávamos muito de conhecer a "noite" de Oslo e não tínhamos companhia...

Nuno Cardoso disse...

Não faz mal... mas quem perdeu uma jantarada à pala foste tu :)

Quanto às temperaturas, digo-te... aqui está-se muito bem no Verão, quentinho mas não abafado. E o inverno é um show para ski. Não podia ser melhor. Quanto à língua... toda a gente fala inglês.

Clairvoyant disse...

Pode ser que um destes dias consiga conhecer pelo menos um dos países nórdicos. Com muita coisa boa e outras más, o saldo não deve ser negativo.

O detalhe do salário é muito apelativo, e quanto ao preço da carne... também há o peixinho, e a opção de tornar vegetariano (coisa muito na moda nos dias que correm).

Ao pouco que sei, os nórdicos são um bocadinho básicos no que toca à noite, não passando muito da bebedeira constante e os engates fáceis (mentalidade muito aberta no que toca ao sexo ocasional com estranhos). Para os apreciadores de noites boémias à antiga, com os fadunchos e tertúlias a coisa deve cansar depressa. Seria caso para dizer "volta Portugal, estás perdoado."

Não há dúvida acerca do proteccionismo da natureza. Fiz à uns anos um estudo sobre a Finlândia e fiquei boquiaberto com as políticas ambientais deles. Ouvi relatos sobre pessoas que por lá passaram ou lá vivem, e é impressionante, não se vê um papel no chão, uma ponta de cigarro, ou o tão portuguesinho escarro que nós teimamos em libertar num gesto sofisticado e elegante.

O que sei sobre o Canadá também me agradou nesse sentido. Existem câmaras espalhadas pela cidade, e qualquer pessoa está em risco de ser multada por deitar uma beata para o chão. Mas, por outro lado, existe um caixote de lixo a cada 25m, ou seja, no máximo anda-se 12,5m para deitar qualquer coisa fora. Lá só é badalhoco quem quer.

São estas e outras coisas do género que eu gostaria de ver o nosso país a copiar, ao invés de ideologias da treta que simplesmente não se adaptam à nossa cultura e ao nosso modo de estar. Aposto que a Sunshine concorda comigo neste ponto, não há nada como viver numa cidade limpinha.

A percentagem dos impostos não é muito mais elevada do que no nosso país, e apesar disso, por norma tem-se quase tudo o que é preciso. E em países que como no caso da Finlândia, a população é metade da nossa, mesmo assim existem mecanismos que permitem às pessoas viverem com dignidade.

Podemos ter muita coisa boa, mas nem só de Sol vive o Homem. Pelo menos, viver com felicidade. Se eles lá apanhassem da nossa comidinha e dos nossos vinhos... ok, a temperatura no Inverno podia ser um bocadinho mais elevada, e seria o paraíso na terra.