09 fevereiro 2009

Spreads elevados

No final da semana passada li esta noticia que me irritou pela forma descarada com que os donos dos bancos dão desculpas esfarrapadas para os spreads altíssimos...
Segundo eles, a razão dos spreads elevados é o aumento do custo de aquisição desse mesmo dinheiro (sim, eles também pedem dinheiro emprestado para fazerem os nossos empréstimos).

No entanto a realidade é bem diferente...

O aumento do spread é consequência de três factores:
1- A percepção de que o mercado imobiliário está mau, com o valor das casas está a diminuir e com o país em recessão, o risco dos clientes deixarem de pagar as prestações é elevado.

2- Para um banco, como qualquer outra empresa, não só é necessário dar lucro como também é inevitável dar mais lucro do que o ano anterior.
Para manter este objectivo numa altura em que os mercados só dão prejuízo, os casos de incumprimento aumentam e os bancos centrais obrigam a que os bancos tenham um maior volume de dinheiro em "caixa", os bancos têm de ir lucrar noutro sitio (spreads).

3- O Spread é basicamente a margem de lucro que os bancos têm sobre os nossos empréstimos e tal como em todo o negócio, a sua diminuição só acontece devido à concorrência e neste momento uns simplesmente não conseguem e os que podem não o fazem por causa dos que não podem...


A taxa Euribor é basicamente uma média da tx de juro que os bancos fazem uns aos outros, ou seja um valor muito aproximado do preço de compra dos nossos bancos, depois temos o BCE a dar quase todo o dinheiro que os bancos quiserem à taxa de 2% (actualmente). E vêm estes senhores dos bancos armarem-se em coitadinhos...

6 comentários:

Sunshine disse...

Acho que só os banqueiros é que eram capaz de discordar contigo com as desculpas de sempre... o problema é que quando uma pessoa precisa de comprar casa, não tem outra hipótese senão levar com as condições dele =( Que infelizmente não variam muito de banco para banco.

Nuno Cardoso disse...

Sardinha, procura no youtube o documentário "Zeitgeist: Addendum". Vais ver uma perspectiva nova para os juros...

Anónimo disse...

Eh pá... sabes, nunca tinha lido uma demonstração tão clara da realidade financeira por alguém que não é da area. Mas é tudo verdade.

Parabéns! Sempre foste um "puto" inteligente!! :)

Anónimo disse...

PS: Olha que estou a ser sincero!!! :))

Unknown disse...

Sunshine:
Os banqueiros ou alguém da área, esta é apenas a minha interpretação da realidade...

Nuno:
Irei certamente ver...

Neurónio Perdido:
És sem dúvida um neurónio perdido! Esqueceste que eu trabalho na área à mais de 4 anos!
Mas toda esta "explicação" vem apenas do que leio através dos jornais e nada mais...

Sunshine disse...

Deixei-te um desafio no meu blog... Beijoka