11 setembro 2008

A verdade e a mentira


Esta semana, enquanto fazia umas compras num hipermercado dei uma vista de olhos na revista Turbo deste mês e reparei num artigo interessante. Um artigo que comparava o honda hibrid e o Honda Civic (um a diesel e outro a gasolina) numa parte e Prius com o Auris (gasolina e diesel) ambos da Toyota.

À medida que vou lendo o artigo começo a ficar estupefacto tamanha a incompetência demonstrada naquele artigo! Posto isso decidi desmistificar alguns mitos em relação aos hibridos em portugal (Honda bibrid e Toyota Prius).

Antes de falar de alguns mitos deixam-me desde já dar algumas diferenças entre estes dois rivais: Ambos possuem um motor a gasolina e um motor a diesel que trabalham em simultâneo. A diferença está na capacidade do motor eléctrico e no preço (o prius custa 5000Eur a mais)

1 mito: Consome muito menos.
Consomem relativamente o mesmo que um motor a diesel (mas é a gasolina). O prius aqui ganha ao Honda por aprox. 1 litro (como custa mto mais n vejo grande vantagem).

2 mito: Mais ecológico
Sem duvida, no entanto a evolução nos outros carros tem-nos aproximado imenso.

3 mito: A diferença de consumos entre os anunciados e o dos comparativos é imensa
Isso acontece porque as pessoas que efectuam os testes não sabem conduzir este tipo de automóveis. Estes carros estão pensados para uma condução calma e é aí que eles são bons a trabalhar, quando a sua potência é solicitada ela até está disponível, no entanto os consumos são penalizados. Para um tipo de condução mais "agressivo" os motores diesel têm um comportamento mais linear e isso nota-se nos consumos brutais que estão nos comparativos.
Eu conduzi o Honda IMA durante 1 ano e fazia 5.6 l/100km, esta nova versão, devido às muitas diferenças em relação ao seu antecessor, deve-se conseguir no mínimo menos 0.5 l/100Km.

4 mito: O preço não compensa
Estes carros têm uma redução de 50% no IA por serem hibridos. Por isso o seu preço final baixa significativamente. O Honda tem um preço de entrada de 22000 Eur está um pouco a baixo do diesel e numa altura em que o preço dos combustiveis se aproximam cada vez mais começa a ser cada vez mais uma boa alternativa. O Prius consegue bater nos consumos os diesel mas também bate a maioria dos diesel no preço...


Conclusão:
Eu neste momento se quisesse comprar um novo automóvel ia sem dúvida para o Honda hibrid. O preço está mais baixo do que os diesel do segmento, consome (em termos de euros) um pouco mais em combustível é verdade mas a diferença de preço compensa. Depois duas coisas para mim importantes: o conforto do próprio carro e da sua caixa automática e o aspecto distinto do carro que tanto aprecio.

Deverá a pessoa que lê este post ir comprar um hibrido? Acho que vai depender do gosto da pessoa (da mesma forma de vai escolher a marca x ou y). Uma coisa eu vos garanto leiam as revistas de automóveis com um sentido critico porque nem tudo o que lá se escreve é completamente objectivo.
Só para terminar, é dificil conseguir-se num carro daqueles as médias anunciadas de 7.2l/100Km. Em Junho passado fiz no Honda IMA (a versão anterior) 3500Km, com muita serra e muito autoestrada, com 4 pessoas e bagageira cheia e fiz 5.9l/100km.

Sem comentários: