15 fevereiro 2008

Morte aos Rotweillers!


Quem me conhece sabe o quanto me revolta quando leio merda nos jornais como este artigo!
Não admira que as pessoas fiquem assustadas e com medo ao verem o Rottweiler na rua, mesmo que esteja completamente legal e seja o doce que as pessoas que a conhecem sabem... é muito triste.
Mas vamos ser objectivos:
Os donos destes cães deram-se ao trabalho de sociabilizar e educar os animais?
Os donos destes animais tinham controlo no animal (seja por comando, através de trela ou sem acesso à rua)?
Pelos vistos não... mas graças à negligência dos donos destes animais todos os outros animais desta fantástica raça sofrem.

Mas vejamos outra coisa, quantos Rottweilers existem em Portugal? Certamente que só existiram estes 5 ataques.
Agora façam uma pesquisa cuidada nos hospitais e centros de saúde da quantidade de ataques de cães de outras raças que nós não sabemos simplesmente porque os jornais só ligam a Rottweiler e Pitt Bull.

Eu conheço as potencialidades destes cães (para o bem e para o mal) mas por favor não crucifiquem a raça só porque os donos não sabem tratar dos seus cães...

No rescaldo deste ataque foram entrevistar alguém que conhece e treina estes cães. Leiam este artigo

3 comentários:

Pipe Shadow disse...

To contigo!
Sempre tive cães, uns de raça, outros rafeiros.
Todos são diferentes, todos têm a sua personalidade.
Neste momento tenho 4 e nunca atacaram ninnguém...
Um cão é perigoso, não pela raça em si mas pelo trato/educação que teve.

Tal como os seres humanos que se comportam em reflexo da sua personalidade e educação, também os cães assim são...

Sunshine disse...

Regra chave da vida: não consegues satisfazer toda gente no mundo.

Compreendo a tua frustração, conheço a cadela e a raça e sei que não é justo atacar 5 casos quando existem centenas de outros que não aparecem nas noticias por serem de outra raça... seja como for, é uma noticia - até nem considero que o jornalista foi opiniado - apenas relatou o que ele sabia.

Sem dúvida é uma questão de educação mas não vais conseguir mudar a mentalidade do mundo, contenta-te com a mudança de mentalidade de uma pessoa de cada vez e guarda em mente quantas pessoas já pensam differente graças á Kalash.

Nem toda gente tem medo ou discrimina estes cães, Isso vê-se logo pelos nossos passeios na Expo. São as pessoas com mentes abertas que valem o esforço da tua convicção - aqueles que se desviam, desde que não chateam estão no seu direito.

Clairvoyant disse...

O unico problema que me parece causar mais receio no Rottweiler é a sua potência física. Assim de memória, o que me lembro é que se trata de um cão pastor, e que portanto terá de ser forçosamente sociável e não a besta sanguinária que muita gente imagina.

Faz-me lembrar um cão de muito má fama na década de 80, que só não teve a mesma perseguição porque as leis não existiam na altura. Falo do Doberman.

Um Rottweiler é tão perigoso quanto um ser humano. É corpulento, possante e sobretudo muito territorial, em relação ao espaço e às pessoas com quem estabelece laços sociais fortes.

Se eu passar na rua e deparar com um tipo do tamanho de um armário de 3 portas, evidentemente sei que é preferível não o provocar ou vejo-me em sarilhos. Com um cão devia ser o mesmo, mas há pessoas que acham que o logar dos animais é fechados num quintal e deixados alí a apodrecer com o pretexto de guardar a casa.

Não estou de acordo com a exterminação da raça. Mas penso que os donos deveriam ser submetidos a uma avaliação psicológica para determinar se têm condições para ter um animal desta natureza. Nem toda a gente tem personalidade e carácter fortes o suficiente para lidar com alguns animais.

O Rottweiler obedece (como qualquer outro cão) se tratado com autoridade e justiça podendo ter uma obediencia cega à voz do dono.

Mostrem-me em que é que isto é diferente das relações humanas.