23 maio 2007

Resposta ao portugueses ao volante

Li um post no blog Portugueses ao volante mas apercebi-me que a resposta já estava muito grande e preferi fazer este post a falar desta temática que muito me interessa...

Relativamente aos exageros da publicidade, surpreendo-me que alguém fique chocado com isso, a publicidade sempre funcionou desta forma, é a forma ideal de nós tomar-mos atenção!
Todavia não percebo o porquê dessa insatisfação, pelo mesmo site percebes que tanto o honda hibrid como o toyota prius emitem muito menos gases para a atmosfera do que que os seus concorrentes directos, se para ti ser ecológico é emitir 0 então é melhor andares a pé e descalço porque qualquer coisa que utilizes (carro, comboio, bicicleta, ténis!) estás a emitir gases poluentes (para andar ou serem construídos é necessário enviar gases poluentes para a atmosfera). Também acho que ainda não mas é melhor do que nada.

Relativamente à teoria da conspiração sobre as petrolíferas terem conseguido matar o carro eléctrico. Até me parece perfeitamente possível mas o maior poder ainda está no "povo", o problema é que o povo, de uma maneira geral, só quer saber quanto é que vai pagar pelo carro novo. Como à 20 anos um litro de gasolina custava 10 ou 20% daquilo que custa actualmente o carro elétcrico não era apreciado pelas massas e apenas eram comprados pelos tontinhos que tinham a mania de dizer que poluir o mundo era mau!

Infelizmente, nos dias de hoje a mentalidade das pessoas não mudou assim tanto, temos uma maior consciência ambiental (os europeus têm-no mais porque não são produtores de petróleo) mas continuamos a olhar demasiado para o nosso umbigo.
Os carros híbridos estão a ganhar terreno não porque são mais ecológicos mas porque os combustiveis estão cada vez mais caros e eles são uma opção económica.
Comprariam um carro ecológico de 15000 euros com uma autonomia de 200 Km/h? Só o comprariam se percebessem que este era económico, senão para quê comprar um carro que nem sequer dá para ir ao Algarve?

Os híbridos vem dar resposta a isso, com um híbrido é possível fazer 1000Km com 50 litros de combustível e temos um carro ecológico. Só não temos mais carros deste tipo porque os construtores ainda não conseguem construir carros deste tipo a preços semelhantes aos restantes e as pessoas não vão gastar muito mais do que já pagam por um carro normal.

Na minha opinião o futuro é o carro eléctrico, deixando para os produtores de electricidade o trabalho de deixar de ser dependente do petróleo mas para isso é necessário que os carros híbridos, e posteriormente só eléctricos, sejam economicamente atractivos.
Eu já comprei o meu primeiro carro híbrido e estou à espera que venham mais e melhores para comprar o meu segundo, neste momento ando com um carro a diesel sabem porquê? porque é economicamente mais vantajoso...

Estou espantado! Conseguiu ler isto até ao fim! Desculpe mas estava inspirado...

3 comentários:

Português ao volante disse...

Aqui vai a minha posta!

Sardinha, queres que te empreste o filme? Olha que é algo pesado. Ah, e quando dizes:

"Comprariam um carro ecológico de 15000 euros com uma autonomia de 200 Km/h? Só o comprariam se percebessem que este era económico, senão para quê comprar um carro que nem sequer dá para ir ao Algarve?"

Eu digo que sim, pois 95% da utilização do carro, para 90% da população portuguesa, é casa-trabalho-casa, e serve perfeitamente. E sim, porque a eletricidade é bem mais barata que até o GPL. E sim, pois segundo as novas tecnologias que estão aí a surgir, já há baterias com 5 vezes a capacidade actual, e que carregam 90% da sua capacidade em 5 minutos!!!

http://www.a123systems.com/html/tech/power.html

Acho que consigo fazer uma pausazita para dar uma mija, a caminho do Alentejo, enquanto o carro carrega, não achas? Só falta é vontade política para que tal aconteça, pois vontade tecnológica? JÁ existe.

Sunshine disse...

Carros com piloto automático? não? :P

Unknown disse...

Português ao volante - Felizmente essa técnologia já existe, agora temos de esperar que os engenheiros arranjem maneira de fazer um carro com estas características e a custar o mesmo que os nossos automóveis ou achas que eras capaz de gastar 75000Eur por um pequeno carro? Essa é a razão principal para os protótipos não deixarem de ser protótipos.

Sunshine - Os carros com piloto automático é outro passo para a poupança de energia. O humano é péssimo para poupar combustível...