31 dezembro 2010

Projecto 365


Tenho lido muitas vezes que o projecto 365 é complicado de se conseguir mas que desenvolve a capacidade fotográfica da pessoa que o executa.
Por isso decidi que no ano de 2011 vou tentar efectuar este projecto e partilhar convosco o resultado deste projecto.
Conto convosco para me obrigarem a continuar e a não desistir.
Este projecto consiste em que todos os dias, sem excepção eu tenha que tirar uma foto. Parece simples mas tirar 100 fotos exactamente iguais não conta.
Algo me diz que o campo pequeno vai aparecer por aqui muitas vezes...

30 dezembro 2010

Mais um ano...

E assim termina mais um ano...
Um ano que começou mal do ponto de vista profissional mas que melhorou.
Um ano que começou excelente do ponto de vista amoroso e assim continuou.
Um ano de muitos gastos mas a carteira aguentou.
Um ano de festas, alegria e verificar que a família aumentou.
Um ano em que fui tio e padrinho, uma experiência que tanto me orgulhou.

Um feliz 2011 para todos, que a crise não vos afecte e que sejam muito felizes

01 dezembro 2010

Os diabos e os donos do dinheiro


Toda esta situação que Portugal atravessa neste momento é no mínimo interessante de analisar e o porquê de termos chegado a este ponto.
Como tudo no mundo, nada é branco ou preto mas sim um conjunto de cinzas mais claro ou escuro dependendo sempre de quem olha. No entanto vou cometer o pecado de chamar "diabo" a duas entidades que mais não fazem do que nos fazer pagar migalhas por pães de quilo.

O primeiro e o pior dos dois são os bancos: em primeiro lugar porque inventaram a noção de dívida e nos permitem viver acima das nossas possibilidades.
Provocaram um nível de endividamento de tal forma grande e descuidado, que chegamos a limites em que as pessoas simplesmente desistem de pagar aquilo que têm e em vez dos bancos estarem a viver dos juros das dívidas ficam a braços com um conjunto de produtos (na sua maioria casas) que valem muito menos do que a dívida que o consumidor tem.
Ao tentar vender todas estas casas vai fazer com que o valor dessas casas desça ainda mais e torne o problema ainda maior. Como os bancos também devem a outros bancos os sistema financeiro fica num estado em que toda a gente deve dinheiro e ninguém tem dinheiro para o pagar.
Quem é que fica a perder? O povo! Porque é ele que não tem dinheiro para pagar as suas dívidas e é ele que vê as suas economias investidas neste sistema a desaparecer.
E porquê? Porque os bancos seduzem a quem não tem e mentem a quem tem apenas para aumentar os seus lucros, sabendo que quando isto rebentar eles já estarão com os bolsos cheios de prémios de desempenho e bem longe dali.
Este problema levado ao extremo, e sem controlo, iria levar provavelmente à falência uma grande parte dos bancos e com ele todo o dinheiro que as pessoas lá têm.

O segundo diabo desta história chama-se politico, este "gestor" tem como função a de gerir o melhor que sabe algo que pertence ao povo daquele país, e se, o povo gostar do seu trabalho, elege-o para governar durante mais algum tempo.
Todavia, ao contrário de outros gestores dos "donos" do dinheiro que gere, são pessoas na sua maioria ignorantes, manipuláveis e facilmente enganadas.
Aqui os prémios de desempenho (legais) até nem são muito chorudos mas como o "patrão" é burro é muito fácil fazer contractos com empresas privadas de amigos de modo a que estes no futuro eles lhes retribuam o favor.
Tal como o consumidor, o estado também se endividou para fazer os contratos chorudos e dar ao povo algumas migalhas e assim ficarem no poder durante mais alguns anos. E assim se fez durante muitos anos e cada vez com níveis superiores.

Quando os bancos entraram em rotura, o estado (e o povo), como precisa que eles existam para emprestar e que não desapareçam com as suas economias tiveram que cobrir os prejuízos dos bancos, mas para isso tiveram que se endividar ainda mais. E os bancos sobreviveram aos seus próprios erros convencendo as "pessoas" que mais veneno é o melhor remédio...

Porreiro pá! Os bancos estão salvos para continuarem a trabalhar...

O problema é que agora a dívida de milhões de pessoas passou para os estados e estes terão que também eles de pagar as suas dívidas...
Como os bancos vivem dos juros que cobram aos seus clientes, quanto maior for este, melhor para o banco e este juro está relacionado com o risco do cliente faltar ao pagamento da sua dívida. Se a dívida do estado é grande existe um risco superior deste não conseguir pagar, por isso vamos aumentar o juro.
Mas espera! Aumentámos o juro mas agora o risco deles não pagarem aumentou ainda mais! É melhor aumentarmos o juro para compensar o risco deles não pagarem... E se pagarem ganhamos uma pipa de massa... ;)

Noticias como esta são o exemplo:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=456485

Um banco, que por acaso um dos bancos que tiveram em apuros e que foram salvos pelos estados, não estando satisfeito com o preço do juro cobrado a Portugal está a dizer ao mercado que Portugal está na falência e que não vai pagar as suas dívidas, e para quê? Para que os juros subam ainda mais e os lucros do seu banco aumentem ainda mais...

Com isto podemos concluir que somos mal geridos por dois diabos que a única coisa que sabem fazer bem é gerir mal o dinheiro do povo para proveito próprio e porquê?

Por duas razões distintas:
1. O povo aplaude o gestor que dá mais e não o que gere melhor o nosso dinheiro.
2. Porque estamos demasiado dependentes da dívida. Os gastadores endividam-se para pagarem tudo (casa, carro, vestuário, mercearia, etc), mas os considerados conservadores mesmo só devendo para a sua casa própria, mesmo assim devem mais do que ganham durante 10 anos...

Para solucionar basta que façamos duas coisas muito complicadas:
- Greves gerais quando os nossos políticos assinam contratos que permitam os seus amigos, sem qualquer risco margens de lucro acima dos 10%, fazendo o povo pagar se o negócio não correr bem, e não quando o estado é obrigado a cortar nas suas despesas...
- Viver com cada vez menos dívida, e avaliar os nossos gestores não por aquilo que dão mas sim pela qualidade da sua gestão...