18 junho 2009

Um pais a sério…

From NoruegaWeb


Era a frase que usava para descrever a viagem agora terminou. Estou neste momento de volta de umas férias na Noruega.
É sem dúvida um pais muito interessante com coisas boas e outras menos boas:
Bom:
A cor verde predomina em todo lado, na capital existem parques fantásticos com o contacto com a água e os espaços verdes são uma constante. Trata-se de uma cidade orientada à qualidade de vida das pessoas. As cidades mais pequenas quase não existem apartamentos e os que há não têm mais de 3 pisos. Todas as casas estão rodeadas com espaços verdes onde as imensas crianças deste país podem brincar à vontade.

O nível de vida deles é brutal, ganham mais do que o dobro de nós e tudo me pareceu custar mais ou menos o mesmo. As únicas excepções são mesmo álcool, tabaco, a carne e os carros e os restaurantes. De resto é tudo muito parecido...

E gostam da raça Rotweiller! Cheguei a ver uma linda cadela a fazer jogging com o dono nos parques de Oslo.

Mau:

O inverno, temperaturas de -20ºC e neve em todo o lado não me parece ser nada agradável...

Se nós por aqui queixamo-nos das estradas eles têm mtos mais motivos com que se queixarem, quase não existem auto-estradas e o resto são estradas normais onde não de pode andar mais de 80. Todavia, o argumento deles faz sentido “com um menos de 5 milhões de pessoas e um pais montanhoso e com um comprimento superior a 4x o comprimento de Portugal, não é viável fazer melhor”. Para se deslocarem grandes distancias preferem o avião (todas as cidades importantes têm aeroporto.

As mulheres da Noruega, apesar de serem quase todas loiras, têm uma percentagem de mulheres bonitas análoga à nossa.

Conclusão:

Gostei muito, traria muitas das suas coisas para Portugal mas acho que estou melhor por aqui.