27 setembro 2008

DECO e os burros


Numa altura em que se percebe que as petrolíferas nos estão a roubar mais 5 centimos do que em Fevereiro e até o Ministro achou tão escandaloso que decidiu fazer campanha eleitoral mais cedo por causa disto, a DECO tentou mobilizar a população para um protesto.
Um protesto simbólico e que não vai fazer a mínima mossa mas uma forma de mostrar que o povo quando se junta consegue fazer estragos...
Todavia e para meu espanto, hoje de manhã passei por algumas bombas e haviam pessoas a abastecer e não era só uma, eram várias! Deu-me a ideia de que era um dia "normal"!

Mas há gente tão burra neste país... custava assim tanto abastecer ontem ou esperar para amanhã?

Estou a ver os administradores a rir por causa desta não adesão e só por causa disso vamos aumentar de novo e de uma forma brutal.
Sim porque a formula é simples: se subir aumenta na semana seguinte, se descer desde no mês seguinte...

Capitalismo 2


Após ter escrito o ultimo post e ter conversado com algumas pessoas sobre o assunto, no caso destas empresas caírem, devido à sua dimensão irão provavelmente provocar a falências de muitas outras.
Este efeito dominó irá provavelmente fazer 2 coisas: aumentar ainda mais as taxas Euribor e fazer com que os bancos tenham de cortar nas despesas não investindo...
Como eu faço parte de um empresa em que o seu core business é a prestação de serviços à banca e seguradoras, o futuro não iria lá ser muito risonho, e como português o meu ordenado disponível é inversamente proporcional a esta taxa...

Depois há também a outra versão, a versão de que o efeito não é assim tão desastroso mas convém enviar ao povo a ideia de urgência para que este passe um cheque brutal as empresas que os roubaram durante anos. E assim os amigos do tio Bush conseguem continuar a ganhar brutalidades de dinheiro...

Só espero que a Europa não seja muito mais afectada com tudo isto...

19 setembro 2008

Capitalismo



No jornal SEXTA, a jornalista Joana Amaral Dias escreveu um artigo deveras interessante sobre o capitalismo no seu melhor...
A ideia é simples: "Ora vamos lá lixar o estúpido do ignorante e se ele quer uma casa vamos emprestar-lhe o dinheiro mas como como isto é uma empresa privada e tem de dar lucro vamos ter de cobrar um spread ajustado à concorrência, ou seja 8%.". Não, não queria dizer 0.8% é mesmo 8%. Pelo que li e ouvi (não me apeteceu verificar ao pormenor) a taxa de juro do fed podia estar a 3% mas o consumidor pagava a mais de 10%!

Mas como o juro estava barato(!) e a casa vale mais 10% daqui a 10 anos, em vez de lhe emprestar-mos o dinheiro para a casa vamos emprestar-lhe 110% deste valor para assim poder comprar um pequeno carro V8 de 4L e 215cv de potência...

Passados alguns anos as casas deixaram de valorizar assim tanto e as pessoas começaram a passar dificuldades e pensaram: "Espera aí? Neste momento não consigo pagar o empréstimo e ter dinheiro para comer. Se não comer morro, se não pagar a casa ficam-me com a casa, como a casa já vale menos do que a dívida o melhor é entregar a casa, comprar comida e já agora comprar uma rolote para viver enquanto as coisas não melhorarem"

E as empresas que foram feitas para ter lucro (e distribuiram-na muito bem pelos acionistas e CEO's da empresa) vêm-se a receber cada vez menos pelo que emprestaram e em compensação com casas que valem menos a cada dia que passa.

Ups! E agora? Temos que pagar aos trabalhadores e aos outros bancos que nos emprestaram dinheiro. Será que eles aceitam como meio de pagamento casas? Parece que não...

E agora? vamos à falência? Não! Vamos pedir ajuda ao governo não é para isso que ele serve? Ajudar as empresas que lucraram milhões durante anos e que agora estão em risco de falência.

Conclusão da historia:
Aquilo que os EUA menos têm é justiça social, praticamente tudo o que existe é particular e o cidadão dos EUA tem de pagar esses serviços porque o estado não o ajuda (mas pagam imensos impostos para patrocinar as guerrinhas do Bush).

O problema é que num país normal, quando uma empresa faz asneira, vai à falência e os seus donos perdem. Nos EUA os donos e administradores telefonam aos amigalhaços da casa branca e o estado "responsabiliza-se" pelas percas, como os estado é gerido pelo dinheiro dos contribuintes o consumidor vai pagar as asneiras destes senhores... 2 vezes.

Num pais a sério os que ganham mais contribuem mais para ajudar os mais necessitados, nos EUA os mais necessitados pagam 2 vezes as empresas privadas. Pagam quando são "roubadas" com os juros e pagam quando as empresas estão na falência.

Os responsáveis que ganharam milhões de prémios de desempenho vão continuar a ganhar milhões naquela ou noutra empresa qualquer.

Nisto tudo, só estou feliz por uma coisa: Ainda bem que não vivo lá!

11 setembro 2008

A verdade e a mentira


Esta semana, enquanto fazia umas compras num hipermercado dei uma vista de olhos na revista Turbo deste mês e reparei num artigo interessante. Um artigo que comparava o honda hibrid e o Honda Civic (um a diesel e outro a gasolina) numa parte e Prius com o Auris (gasolina e diesel) ambos da Toyota.

À medida que vou lendo o artigo começo a ficar estupefacto tamanha a incompetência demonstrada naquele artigo! Posto isso decidi desmistificar alguns mitos em relação aos hibridos em portugal (Honda bibrid e Toyota Prius).

Antes de falar de alguns mitos deixam-me desde já dar algumas diferenças entre estes dois rivais: Ambos possuem um motor a gasolina e um motor a diesel que trabalham em simultâneo. A diferença está na capacidade do motor eléctrico e no preço (o prius custa 5000Eur a mais)

1 mito: Consome muito menos.
Consomem relativamente o mesmo que um motor a diesel (mas é a gasolina). O prius aqui ganha ao Honda por aprox. 1 litro (como custa mto mais n vejo grande vantagem).

2 mito: Mais ecológico
Sem duvida, no entanto a evolução nos outros carros tem-nos aproximado imenso.

3 mito: A diferença de consumos entre os anunciados e o dos comparativos é imensa
Isso acontece porque as pessoas que efectuam os testes não sabem conduzir este tipo de automóveis. Estes carros estão pensados para uma condução calma e é aí que eles são bons a trabalhar, quando a sua potência é solicitada ela até está disponível, no entanto os consumos são penalizados. Para um tipo de condução mais "agressivo" os motores diesel têm um comportamento mais linear e isso nota-se nos consumos brutais que estão nos comparativos.
Eu conduzi o Honda IMA durante 1 ano e fazia 5.6 l/100km, esta nova versão, devido às muitas diferenças em relação ao seu antecessor, deve-se conseguir no mínimo menos 0.5 l/100Km.

4 mito: O preço não compensa
Estes carros têm uma redução de 50% no IA por serem hibridos. Por isso o seu preço final baixa significativamente. O Honda tem um preço de entrada de 22000 Eur está um pouco a baixo do diesel e numa altura em que o preço dos combustiveis se aproximam cada vez mais começa a ser cada vez mais uma boa alternativa. O Prius consegue bater nos consumos os diesel mas também bate a maioria dos diesel no preço...


Conclusão:
Eu neste momento se quisesse comprar um novo automóvel ia sem dúvida para o Honda hibrid. O preço está mais baixo do que os diesel do segmento, consome (em termos de euros) um pouco mais em combustível é verdade mas a diferença de preço compensa. Depois duas coisas para mim importantes: o conforto do próprio carro e da sua caixa automática e o aspecto distinto do carro que tanto aprecio.

Deverá a pessoa que lê este post ir comprar um hibrido? Acho que vai depender do gosto da pessoa (da mesma forma de vai escolher a marca x ou y). Uma coisa eu vos garanto leiam as revistas de automóveis com um sentido critico porque nem tudo o que lá se escreve é completamente objectivo.
Só para terminar, é dificil conseguir-se num carro daqueles as médias anunciadas de 7.2l/100Km. Em Junho passado fiz no Honda IMA (a versão anterior) 3500Km, com muita serra e muito autoestrada, com 4 pessoas e bagageira cheia e fiz 5.9l/100km.