28 março 2007

Rottweiler: Análise de um dono - Temperamento e comportamento

Neste segundo post vou-vos falar um pouco do temperamento e do comportamento da raça.
Não daquela que vem em toda a bibliografia (ver wikipédia) mas por aquilo que tenho visto em casa e no Clube Canino Amigos do Alão, clube canino onde treino a Kalash.

Os cães tal como as pessoas - espero que não fiquem ofendidos pela comparação mas não considero a raça humana assim tão diferente das outras - possuem diferentes personalidades e se considerar-mos a diversas raças como etnias humanas podemos perceber que a raça tem influência no seu comportamento mas dentro da raça existem animais mais ou menos agressivos. E tal como os humanos a educação tem um papel fundamental no comportamento do animal. No entanto, um cão vive numa alcateia e essa alcateia possui um território que tem de ser protegido e uma hierarquia onde o animal está inserido. Para o cão, a alcateia são todos os habitantes da casa e para que não tenhamos problemas entre o cão e os diversos membros da familia é necessário que o cão saiba que está na base da hierarquia e que não pense que poderá ter hipótese de subir na mesma. A forma de ele tentar subir é confrontar o dono, se o dono mostrar fraqueza, dificilmente irá conseguir fazer alguma coisa do cão porque ele só irá fazer o que quer.
Mas como fazer frente a um cão destes? O truque é não deixar que o cão possa ter hipótese de ganhar um confronto ou que simplesmente não tenha vontade de o fazer e a violência só deve ser utilizada em casos muito críticos.
Para o conseguir-mos basta habituar o cão a cumprir ordens e a gostar de o fazer, o treino é isso mesmo. Todavia, nem tudo são rosas para educar bem um cão destes é necessário que o dono tenha o tempo e capacidade de ser um bom dono que recompensa quando o cão faz algo de bem e repreende quando o cão faz algo de mal. Mas que seja um dono justo e que as suas regras sejam sempre as mesmas. Para um cão, não podemos recompensar o cão à segunda e repreende-lo à terça pela mesma acção.
Outra coisa que se deve fazer é criar regras que o cão não pode fazer mas que a restante alcateia pode. Neste aspecto deixar o cão dormir na cama dos donos, comer o mesmo e ao mesmo tempo dos donos, sentar-se no mesmo local, etc. São tudo pequenas coisas que dão a percepção ao cão que está ao mesmo nível dos donos e isso deve ser evitado.
O comportamento agressivo para com o desconhecido é uma reacção instintiva que o animal possui. Para inibir este comportamento é necessário que o cão seja repreendido quando o faz, recompensado quando não o faz e habituar o cão a todo o tipo de experiências para que ele se habitue a lidar bem com o desconhecido. E o truque é andar com o cão para todo o lado e quanto mais cedo isso começar melhor, lembro-me muito bem de andar com uma cachorrinha com 2 meses ao colo no campera cheio de gente...

Para mim, e pelo que tenho visto, o mais importante é que o dono consiga impor-se ao cão. É por isso que não é aconselhável a alguém que não tenha experiência a ter um cão deste tipo.

Parece muita coisa mas com algumas regras básicas, muitos mimos e brincadeiras um Rottweiler é um companheiro para toda a vida. A minha para mim é...

Rottweiler: Análise de um dono - O perfil
















Com toda esta polémica da morte da senhora por 4 rottweilers e pela autêntica "difamação" em relação à raça comecei a fazer uma análise o mais objectiva possível de alguém que vive diariamente com uma cadela e com os olhares das outras pessoas que olham para a minha cadela como uma arma mortifera e incontrolável...

Neste primeiro post vou apresentar-vos o meu perfil que, como irão perceber, irá sair do estereotipo que os meios de comunicação social indicam mas que provavelmente é mais comum do que imaginam.

Eu sou um homem de 28 anos que sempre gostou de cães mas como morava num apartamento nunca tive a oportunidade de criar um cão (os pais não deixavam), ou seja, experiência a cuidar de cães era zero...
Licenciado, responsável e com a vida estabilizada, sou uma pessoa que se revolta a ver um cão a ser maltratado quanto mais ser utilizado nas lutas de cães. E sempre adorei ver cães bem educados...

Casei e fui viver para uma casa com condições para ter um amigo de 4 patas. Após a decisão, veio a escolha da raça (ou tipo de cão) entre labradores e pastores alemães, uma amiga ofereceu-me uma rottweiler com 6 semanas...

Se eu já tinha o intuito de ensinar o cão depois de saber que ia receber uma Rott, também eu pensava que se tratava de um cão perigoso, comprometi-me a mim mesmo que esta cadela iria ser uma cadela bem educada e dócil. Algo que não fazia a mínima ideia de como o fazer. (depois disso foi devorar bibliografia sobre a raça e como se deve de educar um cão).

O que queria para a kalash é que ela fosse o mais meiga possível e um excelente cão de companhia. Adicionalmente que cumprisse aqueles comandos engraçados que via em outros cães que admirava imenso. ;)

Se calhar o leitor pode pensar que eu sou uma excepção, eu digo-lhe que devo estar mais perto de ser a regra do que da excepção relativamente àquilo que queria para a minha cadela. Provavelmente o que tenho de algo especial foi o facto de ter investido da educação dela, algo que todos os donos deviam fazer e poucos o fazem...

21 março 2007

Rottweiler - Uma boa noticia numa noticia muito triste


Hoje enquanto jantava vi no jornal da SIC uma noticia que me deixou triste mas um pouco contente ao mesmo tempo.
A noticia relatava um ataque de 4 rottweilers a uma senhora que lhes provocou a morte. Este tipo de ataques chocam-me pela morte de uma pessoa por um ataque canino e por os cães serem da mesma raça da minha...
Infelizmente tenho a consciência de que estes cães podem tornar-se perigosos mas tal como as pessoas tudo depende da forma como são educados. Claro que existem cães mais agressivos que outros mas com a educação certa penso que são facilmente controláveis. É por isso que acredito que deveria ser obrigatório os donos tirarem um qualquer certificado de obediência...

Voltando à noticia, por um lado fiquei um pouco satisfeito porque, ao contrário do que sempre tenho ouvido na comunicação social, o pivot não crucificou os cães nem a raça mas disse que grande parte das vezes a culpa é dos seus donos!!! Espera! Será que alguém lá para os lados de Carnaxide ganhou um pouco de juízo e foi ouvir alguém que conhece a raça!
Para terminarem a peça foi feita uma exposição objectiva sobre a lei sobre os cães perigosos e potencialmente perigosos, não concordo muito com ela mas é a que temos...

13 março 2007

O segredo

Fim de semana

De modo a conhecer melhor uma pessoa especial por vezes é necessário sair do ambiente de todos os dias e passar um fim-de-semana agradável num qualquer lugar.
Estes momentos, cheios de amor e carinho são de facto enriquecedores do ponto de vista da relação uma vez que permite que as duas pessoas conversem muito e percebam se gostam de estar naquela posição ou que apenas se trata de uma relação efémera.

Como o dinheiro não é muito e os planos futuros o são, decidimos ficar em minha casa (daí as confusões do post anterior). Foi claramente um fim de semana maravilhoso, ter a possibilidade de poder conversar sobre tudo com a calma de um fim de semana onde não se tem nada que fazer.
Tenho pena que estes dias não se podem repetir muitas vezes devido à ocupações de ambos que ocupam uma grande parte dos dias de descanso.

Ciúmes de mãe

Eu confesso que sempre fui um pouco o menino da mãe!
Nunca tive de sair de casa para estudar ou trabalhar e em toda a minha vida foi feita na presença dela.
Todavia, eu já tenho idade para ter juízo e gosto de fazer as coisas como eu quero e não como ela (ou os outros) deseja.
Até aqui tudo bem mas ela fazer-me uma cena de ciúmes porque preferi tirar um fim-de-semana a dois na minha casa onde obviamente ela não era bem vinda!

Depois os ciúmes continuaram porque soube que convidei alguns amigos para ir beber um café lá em casa e ela não foi convidada. Desde quando é que os pais conhecem as namoradas dos filhos antes dos amigos!

Conclusão, com esta tremenda estupidez fui obrigado a sair porta fora...

Ao que parece eduquei mal a minha mãe!

E não voltei a dormir na casa dela como ela desejava, se o fizesse acho que lhe estava a pedir para sair a noite e se podia chegar depois da meia-noite!!!